Juan Carlos Martín, diretor geral do Grupo AD Parts em entrevista à Revista Automotive, falou sobre a presença da sua empresa no congresso da Faconauto, nesta segunda participação da AD Parts. Segundo Juan Carlos Martin, “a participação revestiu-se de pleno êxito, quer pela grande afluência e congressistas de toda Espanha, quer pela qualidade dos temas apresentados e dinâmicas dos workshops realizados nos dois dias deste grande evento do setor automóvel, onde o tema da falta de mão-de-obra qualificada não ficou esquecido.
O Grupo AD tem um centro de formação, denominado EINA, com mais de 20 anos de existência. Através deste centro e dos nossos formadores, prestamos uma intensa colaboração técnica aos diversos concessionários das marcas automóveis em Espanha. Dispomos de uma dos mais bem estruturados e ativos centro de formação técnica para o mercado europeu, com estrutura física em Portugal, Bélgica, Inglaterra e recentemente em Itália, com formação especializada para os profissionais do setor da reparação automóvel em geral, desde viaturas ligeiras, veículos comerciais até aos veículos pesados.

Referência em peças
Somos um dos principais grupos de distribuição de peças de reposição das principais marcas de referência internacional e também dispomos de uma gama de produtos premium de marca própria, sob insígnia AD, que bem identifica a qualidade dos nossos produtos. Atualmente o grupo AD Parts tem uma grande presença no setor da distribuição de peças em Espanha e ibericamente, também estamos presentes em Portugal através do nosso parceiro local, o Grupo Autozitânia.
Já trabalhamos com vários concessionários de marca automóvel em Espanha, mas queremos chegar a mais concessionários, como fornecedor de peças de reposição dos principais fabricantes de componentes automóveis, para diferentes modelos e tipologias de veículos. Queremos também disponibilizar um serviço de qualidade com um suporte técnico-comercial de elevada qualidade e proximidade, que somente um grupo com as nossas características e experiência internacional consegue proporcionar.
Parque envelhecido
Na península ibérica, a AD Parts conta com 27 empresas associadas e quase 600 pontos de venda. Temos assim uma excelente capilaridade de atendimento a nível territorial, com uma logística ímpar que nos permite entregar uma determinada peça ou produto em menos de 30 minutos, em diversas localidades do território espanhol.
Como aliados estratégicos dos concessionários, estamos presentes no congresso da Faconauto de forma direta, através da nossa sede que é em Girona, em representação aos membros associados do Grupo AD Parts. Este evento acontece num momento importante para o mercado automóvel em geral e, em especial, para o nosso setor de pós-venda, visto que o parque automóvel circulante acima dos 5 anos está a aumentar de forma muito expressiva na península ibérica.
Este parque circulante mais envelhecido está a consumir mais peças de reposição, o que contribuiu para que o nosso setor tenha registado em 2024 números recordes de vendas e de faturação. As perspetivas para 2025 são boas, contudo, teremos de ter em atenção as constantes evoluções e as novas tendências de compra de veículos, que no caso espanhol tem se verificado uma maior procura por veículos usados a diesel e, nos novos, com motorizações híbridas”, destacou Juan Carlos Martín (na imagem à esq.) com Andreas Nicolas Gonzalez e Carlos Mas.




























