A Marelli, fornecedor de primeiro equipamento e detentor da subsidiária Magneti Marelli, apresentou um pedido de insolvência ao abrigo do Capítulo 11 nos tribunais dos Estados Unidos.
A Marelli, detida pela empresa norte-americana KKR, avançou com o pedido de insolvência enquanto decorrem negociações com os credores relativamente à reestruturação da sua dívida.
Em 2019 o fundo KKR (através da Calsonic Kansei), adquiriu a Magneti Marelli à Fiat Chrysler Automobiles (atualmente Stellantis) por 7 mil milhões de dólares, fundindo ambas as empresas sob a designação Marelli.

A empresa continua a ser um fornecedor estratégico tanto para a Nissan como para a Stellantis, fornecendo uma vasta gama de componentes, desde sistemas de iluminação e interiores até soluções de propulsão, escape e chassis.
Este pedido de insolvência tem consequências nas filiais e subsidiárias da Marelli no mundo. Em comunicado, a Marelli afirma “estar em condições de continuar a fornecer componentes à Nissan, Stellantis e a outros fabricantes de equipamento original (OEM), durante o processo de reestruturação da sua dívida ao abrigo do Capítulo 11”.
O presidente e CEO da empresa, David Slump, afirmou em comunicado que: “embora estejamos satisfeitos com os progressos recentes e com a rentabilidade alcançada, as pressões generalizadas do mercado no setor criaram um défice de fundo de maneio que necessita de ser resolvido. Após uma análise cuidadosa das alternativas estratégicas da empresa, concluímos que o recurso ao processo previsto no Capítulo 11 é a melhor via para reforçar a estrutura financeira da Marelli, através da conversão de dívida em capital, garantindo simultaneamente a continuidade normal das nossas operações.”

De forma a tranquilizar o mercado, a Marelli criou uma página web para divulgar os desenvolvimentos deste processo, bem como outros detalhes associados ao pedido de insolvência, que podem ser visualizados através de: https://www.marelliforward.com/
Os documentos judiciais e outras informações relativas ao processo de reclamação de créditos estão disponíveis num site separado, gerido pela Verita, o agente responsável pela administração dos créditos da empresa: www.veritaglobal.net/Marelli
