O TATRA Phoenix, conquistou o Prémio Camião do Ano 2026, na 9ª edição dos Prémios Fleet & Service realizada pela Revista Automotive.
O Prémio Camião do Ano 2026 foi atribuído pela Revista Automotive à TATRA Phoenix pelas suas características técnicas diferenciadoras, bem como pelo suporte técnico-comercial disponmbilizado pela empresa Beiracar, representante oficinal da marca em Portugal, com sede em Viseu.

O TATRA Phoenix tem a capacidade única de poder substituir um dumper e um camião de construção, estando homologado para circular em estrada. Se a capacidade de carga é muito similar ao de um dumper, o preço de aquisição do Tatra Phoenix é bem inferior. Além disso, o custo de manutenção e das peças é mais vantajoso face ao de um dumper, com vantagens adicionais em termos de consumos de combustível, conforto e segurança.

O conforto e habitabilidade dos modelos TATRA estão garantidos pelas novas cabinas da DAF, sendo que a fiabilidade e os baixos consumos estão assegurados pelos eficientes motores PACCAR Euro 6, conforme foi possível verificar no teste dinâmico realizado em Portugal pela Revista Automotive. Conta com um suporte técnico e comercial dedicado da Beiracar, histórico concessionário DAF, com amplas instalações em Viseu.

Em termos de motores, o novo Phoenix pode ser equipado com o motor 11 litros (Euro 6) PACCAR com 410 ou 450 CV; ou o motor 13 litros (Euro 6) PACCAR, nas potências de 430, 480 ou 530 CV. O TATRA Phoenix apresenta uma solução diferenciadora no mercado, que combina um chassis reforçado com uma cadeia cinemática robusta, e uma suspensão inovadora com semieixos oscilantes independentes.

A TATRA é a terceira marca automóvel mais antiga do mundo (em operação contínua), depois da Daimler e da Peugeot. Tem uma filosofia tecnicista e investe em verdadeiras inovações. O modelo Phoenix deverá representar uma parte importante das vendas da marca, em setores como a construção, demolição, mineração, área agrícola, florestal, combate a incêndios, e militar.





























