Revista Automotive
Quinta-feira, Outubro 23, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Scania – descarbonização será financiada pelos motores diesel

13 de Janeiro, 2023
in Pesados e Máquinas
Scania – descarbonização será financiada pelos motores diesel

No salão IAA Transportation, tivemos a oportunidade de entrevistar Christian Levin, CEO da Scania e Presidente do TRATON Group. Num stand que mostrou tanto camiões a diesel, como elétricos, Christian Levin começa logo por abordar os motores diesel: “a geração Scania Super tem sido um sucesso e tivemos de limitar as vendas porque estamos com prazos de entrega de até 12 meses. A redução de consumo face à geração anterior de 8%, está a ser sistematicamente confirmado pelos nossos clientes, daí a grande procura que estamos a ter dos modelos Scania Super.

A nossa produção está a acelerar, mas não tem sido fácil dar mais celeridade à produção, porque o modelo Scania Super é constituído por 25.000 componentes e a maioria desses componentes é totalmente nova. Trata-se de um novo chassis; de uma nova cadeia cinemática (motor, caixa de velocidades e eixo), bem como de um novo software de gestão de todo o veículo. O nosso modelo Super constitui uma das maiores mudanças que já tivemos nas últimas décadas na marca Scania, mesmo se do ponto de vista estético isso não seja visualmente tão evidente para os clientes.

Mais elétricos e melhores no diesel

O interessante da geração Super é que, apesar de utilizar um motor a combustão, pode também circular com Biodiesel, HVO ou Colza. Notamos que algumas marcas estão a desinvestirem nos motores a combustão, e a enaltecerem mais as propulsões elétricas. Mas isso deixa os clientes com pouca opção de escolha, tendo em conta que os camiões elétricos são quase o triplo do preço de um camião diesel. É preciso eletrificar as frotas, mas o primeiro passo é tornar os motores diesel menos poluentes e mais económicos, e conseguimos alcançar isso plenamente com a geração Super.

A rota para a descarbonização é progressiva e começa já no presente. Com os camiões Super, os transportadores tornam as suas rotas mais eficientes, ganham dinheiro e, com isso, conseguirão investir mais à frente em camiões eletrificados. A descarbonização terá assim de ser financiada pelos motores diesel, utilizados no presente.

Preparados para o futuro

Realizámos um grande investimento nos motores diesel, e estamos orgulhosos de podermos apresentar soluções imediatas para os transportadores, bem como para as outras marcas do grupo TRATON. Os camiões Super da Scania estão preparados para se adaptarem à norma Euro 7, apesar de ainda não sabermos ao certo como esta norma será estruturada na sua plenitude.

Esperamos que não seja irrealisticamente restritiva em termos de emissões, porque se assim for, significa que teremos de verticalizar mais recursos financeiros para adaptar os motores diesel, ao invés de investirmos em propulsões elétricas.

Em todo o caso, já sabemos que a geração Super estará de acordo com as novas normas de emissões de gases na China (China7) e nos Estados Unidos da América (EPA Level 26). As partículas são mais preocupantes nas grandes cidades, e é justamente nesse segmento de mercado que temos apresentado soluções de camiões elétricos.

Motores alternativos

Depois do Scania P25 100% elétrico para o transporte citadino, lançado no início deste ano, lançamos neste salão os novos camiões a gás de 420 e 460CV, para o transporte de longo curso na Europa e na América Latina, aptos para o uso de Biogás. Nos elétricos, apresentámos o trator 100% elétrico para o transporte intercidades com até 4 horas de autonomia, a versão 40 (com cabine R ou S) com motor de 400kW, e a versão 45 (disponível em cabine R ou S) com nada menos que 450 kW (cerca de 610 CV). Estarão disponíveis com baterias até 624 kWh.

Em 2024 iremos apresentar o camião de longo curso com autonomia para 650 km e 4h30 de autonomia e, já em 2025, teremos todos os nossos modelos de camiões em todas as configurações com uma versão 100% elétrica. Resumidamente, esta é a realidade da Scania, e os clientes poderão contar connosco onde quer que o futuro das energias nos leve”, frisou Christian Levin.

Recommended For You

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

23 de Outubro, 2025
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

O fundo de pensões holandês ABP, o maior da Holanda, anunciou recentemente a venda da totalidade da sua participação na Caterpillar, por razões éticas. O ABP, que administra...

Read moreDetails

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

22 de Outubro, 2025
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Equipamentos de referência mundial, os empilhadores da Toyota assumem uma posição cimeira no mercado nacional, sendo uma marca reconhecida pelo seu pioneirismo no setor da movimentação de cargas,...

Read moreDetails

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

21 de Outubro, 2025
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

A J.J.M. Esperança, empresa sedeada em Tomar e que opera no mercado sob a marca SPR Esperanças, dedicada ao fabrico de equipamentos para máquinas de construção, foi distinguida...

Read moreDetails

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

20 de Outubro, 2025
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Com uma quota de 47% no segmento de motores de 16 litros no primeiro semestre deste ano, o motor V8 da Scania consolida-se como a escolha preferida para...

Read moreDetails

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

17 de Outubro, 2025
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Os camiões totalmente elétricos da MAN Truck & Bus já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária desde o início de 2025, nas frotas de...

Read moreDetails

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

16 de Outubro, 2025
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

A DAF realizou a sua apresentação mundial da nova gama de camiões 100% elétricos na sua sede em Eindhoven (Holanda), evento onde a Automotive teve a oportunidade conduzir...

Read moreDetails

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

15 de Outubro, 2025
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Equipamentos essenciais na movimentação diária de toneladas de mercadorias dentro e fora dos armazéns, plataformas logísticas, indústria e portos, os empilhadores contribuem para o bom funcionamento do sistema...

Read moreDetails

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

13 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

O Entreposto Máquinas é uma empresa de referência no setor dos equipamentos de movimentação de cargas, industriais e agrícolas. Com uma longa experiência no mercado, dedica-se à comercialização,...

Read moreDetails

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

9 de Outubro, 2025
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

A equipa Vialonga, representante de Portugal na competição europeia do Scania Top Team 2025, concluiu a sua participação na final realizada em Trento com uma atuação destacada que reflete o...

Read moreDetails
Next Post
Valeo – soluções para camiões e autocarros elétricos

Valeo – soluções para camiões e autocarros elétricos

Kia Sportage – versões concebidas para frotas europeias

Kia Sportage – versões concebidas para frotas europeias

MAN – eletrificação e comunicação são os novos vetores de crescimento

MAN – eletrificação e comunicação são os novos vetores de crescimento

Edição Mensal

Notícias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

6 horas ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

1 dia ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

2 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

3 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

6 dias ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

1 semana ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal