Revista Automotive
Terça-feira, Outubro 14, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Opel Vívaro-e pioneiro nos comerciais elétricos

8 de Julho, 2022
in Frotas
Opel Vívaro-e pioneiro nos comerciais elétricos

Considerado o primeiro veículo comercial elétrico lançado por um fabricante alemão, o Opel Vívaro-e já leva alguma rodagem no mercado nacional, sendo comercializado com as devidas vantagens a nível fiscal e com duas opções de baterias, ou seja, 50 kWh e 75 kWh, para autonomias até 230 e 330 km (em ciclo WLTP1), respetivamente, e motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência.

No teste efetuado pela Revista Automotive, identificámos logo à partida um problema com o recarregamento de uma viatura elétrica que, no nosso caso, esteve relacionado com a dificuldade de leitura do cartão abastecimento da marca. Posteriormente, encontramos alguns carregadores avariados no percurso que efetuámos entre Oeiras e Lisboa, o que tornou o teste mais desafiante em termos de autonomia.

Versátil

Apesar deste contratempo inicial, o Vívaro-e não nos deixou apeados e demonstrou que a sua capacidade de carga elétrica, mesmo que baixa, era suficiente para realizarmos o nosso trabalho. Efetuámos um percurso misto, urbano e autoestrada, com toda segurança, agilidade e, naturalmente, sem emissões de carbono, dentro daquilo que se espera alcançar numa viatura equipada com um motor 100% elétrico. Demonstrou as suas qualidades dinâmicas e que o pioneirismo da Opel neste modelo não é só fachada.

Dispondo de uma gama bastante completa, o modelo conta com quatro variantes de carroçaria – Cargo, Cabina Dupla, Plataforma e Combi – e dois níveis de equipamento na variante Cargo – Essentia e Enjoy. No total, a gama deste furgão elétrico da Opel é composta de um total de 28 versões diferentes, o que torna o Vívaro- -e numa viatura comercial elétrica de elevado potencial para as empresas e frotistas em geral, sobretudo para a realização de entregas urbanas, dos mais diferentes tipos de mercadorias.

Incentivos

Em termos de dimensões, a gama apresenta 3 tipos de comprimentos de carroçaria. Por se tratar de um veículo elétrico, o Vívaro-e apresenta custos de utilização baixos, baseados na isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV) e Imposto Único de Circulação (IUC), para além de acesso a incentivos disponibilizados pelo Estado e pelas autarquias. Adicionalmente, as frotas contam com outros benefícios decorrentes da tipologia da sua atividade, em sede de Tributação Autónoma, IRC e dedução de IVA.

De fácil condução e manobra, a grande maioria das versões do Vívaro-e tem carroçaria com altura inferior a 1,9 metros, o que permite o seu acesso aos parques de estacionamento subterrâneos, ideal para o acesso à zona de carga de centros comerciais localizados nas zonas urbanas.

Sua capacidade de carga útil pode ser comparada à dos comerciais ligeiros, equipados com motores de combustão interna, pois apresenta uma capacidade de carga até 1.275 kg. No geral, e apesar do nosso desafio inicial no carregamento das baterias, este modelo Vívaro-e está dentro das qualidades gerais dos demais furgões do grupo Stellantis, construídos com base na plataforma EMP2.

Tags: EnsaioFrotafurgão

Recommended For You

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails

ZF com mais novidades na Busworld 2025

24 de Setembro, 2025
ZF com mais novidades na Busworld 2025

Na edição deste ano do salão Busworld, que decorrerá em Bruxelas de 4 a 9 de outubro, a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar...

Read moreDetails

Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

23 de Setembro, 2025
Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

A Galp investiu mais de €1,3 mil milhões em Espanha nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos principais produtores de energia solar e como um dos pioneiros...

Read moreDetails
Next Post
Kia EV6 – sinónimo de evolução nos carros elétricos

Kia EV6 – sinónimo de evolução nos carros elétricos

Mercado: Schmitz e Kögel lideram, Lecitrailer investe em Portugal

Mercado: Schmitz e Kögel lideram, Lecitrailer investe em Portugal

Oficinas espanholas denunciam Estado e as seguradoras

Oficinas espanholas denunciam Estado e as seguradoras

Edição Mensal

Notícias

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

9 horas ago
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

1 dia ago
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

5 dias ago
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

5 dias ago
Tatra

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

6 dias ago
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

6 dias ago
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

1 semana ago
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal