A cidade de Amsterdão (Holanda), acolheu mais uma edição da Rematec, evento internacional dedicado ao setor da remanufactura de peças e componentes automóvel que neste ano de 2025 reuniu um número expressivo de expositores e visitantes de diversos países, incluindo muitos profissionais do setor de pós-venda de Portugal, tendo a Revista Automotive como media partner oficinal desta edição.

Durante 3 dias, a Rematec proporcionou aos expositores e visitantes novos contactos e a realização de bons negócios num setor de atividades que está em crescimento dentro e fora dos grandes fabricantes de peças a nível mundial, como é o caso da Valeo, que ganhou o Prémio de Escolha Pública em Remanufactura.

Com um total de 2.057 votos, a Valeo foi reconhecida publicamente como um grande fabricante de peças automotivas e um ator chave no mercado independente, que colocou a sustentabilidade e a remanufactura no centro da sua estratégia. O forte compromisso da Valeo com práticas circulares continua a ser um exemplo poderoso para toda a indústria.

A edição deste ano proporcionou não só insights sobre o futuro da remanufactura de peças e componentes automóveis, mas também uma troca significativa de conhecimentos entre os profissionais do setor de pós-venda.

Economia circular e ambiente
Segundo Alain Nay, diretor da Mobilians, entidade que representa cerca de 50 membros do setor de remanufactura de peças em França “a reutilização de peças é fundamental para o funcionamento da economia circular e também é muito importante para o nosso ambiente, sendo uma atividade em crescimento em diversos países”.

Para Michael Haumann, diretor executivo da APRA – Associação de Remanufacturadores de Peças Automóveis Europa “a qualidade e a quantidade de visitantes e expositores presentes na Remate deste ano, são fortes indicadores da transformação contínua do setor”.

Por sua vez, Kim Buitelaar – Wollenberg, exhibition manager da Rematec, “no evento deste ano, apresentámos as inovações, as parcerias e os novos negócios que estão a transformar todo o setor de fabricação de peças e componentes automóveis. Para além do espaço expositivo, também realizámos o Congresso RMTC onde os especialistas e empresários partilharam as suas experiências e os novos modelos de negócio que estão a moldar a produção, logística e a comunicação dos fabricantes de peças e também as fábricas automóveis”.





























