A Scania deu a conhecer na Bauma os seus motores para os segmentos da construção e mineração, com uma variedade energética de soluções: elétricas a bateria, híbridas, diesel e a gás, juntamente com a sua gama de serviços digitais integrados.
Entre os destaques está o Scania BEV XT Tipper com eixo tandem, construído para máxima tração e que combina alto desempenho com a cadeia cinemática 100% elétrica. Complementarmente, a Scania apresentou o novo conjunto propulsor híbrido.
Desenvolvido inteiramente pela Scania, o sistema combina um motor elétrico e um pack de baterias com um motor de combustão interna para funcionamento híbrido paralelo, incluindo ainda uma unidade de controlo de potência, inversor e baterias. Este conjunto é a evolução do já comprovado sistema híbrido da Scania, que a Automotive teve a oportunidade de testar em detalhe com o modelo P280, cujo vídeo está no canal Youtube da Automotive.

Fiabilidade e eficiência
Outras soluções da Scania apresentadas incluem a gama de motores industriais e para geração de energia da Scania – fiáveis, eficientes em termos de consumo e adaptados para os ambientes de trabalho mais exigentes; um Trator Basculante CBG alimentado a biogás comprimido, que oferece maior autonomia e menores emissões de CO₂; um trator para transporte pesado 8×4/4 com o icónico motor V8, que também pode funcionar com HVO. Estiveram também em exposição os serviços digitais integrados para segurança, gestão de frotas e manutenção preditiva, maximizando a eficiência e o tempo operacional.

Stefano Fedel, Vice-Presidente Executivo de Vendas e Marketing da Scania, enfatizou que “com anos de existência, a Scania compreende a necessidade dos seus clientes em termos de flexibilidade, consoante o tipo de aplicação, e é por isso que podemos proporcionar soluções personalizadas com base em tecnologias ICE, a gás ou elétricas a bateria, de acordo com os seus requisitos, sem sacrificar a robustez, disponibilidade ou eficiência operacional”.
