Revista Automotive
Sexta-feira, Outubro 24, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Maxus com furgões 100% elétricos e Piaggio com bi-fuel

14 de Julho, 2022
in Frotas
Maxus com furgões 100% elétricos e Piaggio com bi-fuel

A Maxus, marca especializada em MPV, SUV, pick-ups e veículos comerciais, já tem disponíveis em Portugal os modelos comerciais ligeiros eDeliver3 e eDeliver9, destinados ao segmento profissional, frotas, PME’s e Empresários em Nome Individual (ENI). Trata-se de uma forte aposta da marca pertencente ao grupo SAIC Motors Corporation, o maior fabricante de automóveis da China e sexto maior do mundo, representada em Portugal pelo grupo Astara.

A Revista Automotive entrevistou Francisco Morais, sales & marketing director da Maxus e da Piaggio Commercial em Portugal, que aqui faz o enquadramento da estratégia a ser implementada com estas duas novas marcas em Portugal.

“Dentro da nova estrutura do Grupo Astara, e dando seguimento a forma como encaramos o futuro do setor automóvel temos, à partida, três fortes argumentos para crescermos no segmento dos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) elétricos: a autonomia dos nossos modelos, o nosso posicionamento de preços (considerando os benefícios fiscais e ambientais), e, também o facto de dispormos de uma experimentada rede de concessionários com proximidade aos grandes polos empresariais.

Aumento do porftólio

Especificamente no nosso país, aumentámos o nosso portfólio em termos de veículos comerciais, até aqui bem representado pelas marcas, Mitsubishi, Fuso e Isuzu, com o lançamento quase em simultâneo das marcas Maxus e Piaggio Commercial. Não temos a ilusão de pensarmos que a construção de novas marcas faz-se de um dia para o outro.

São duas marcas distintas, embora com o mesmo posicionamento para o segmento de veículos comerciais ligeiros, com características específicas e com estratégias muito sólidas para o desafio que atualmente vive todo o nosso mercado automóvel. São marcas e produtos novos em Portugal, sendo que no caso da Maxus estamos a falar de veículos comerciais ligeiros 100% elétricos e, no caso da Piaggio, uma gama que não sendo elétrica, é totalmente bi-fuel, ou seja, gasolina e GPL.

No caso da Maxus a gama dispõe de dois modelos: o eDeliver3 e o eDeliver9, em formato furgão e chassis-cabine. O eDeliver3 é a opção mais compacta da gama, e está disponível em duas versões: chassis curto (Short Wheel Base, SWB) e chassis longo (Long Wheel Base, LWB).

A primeira dispõe de um espaço de carga de 4,8m3 e 2,18m de comprimento, enquanto na versão longa estes valores ascendem a 6,3m3 e 2,77m, respetivamente. A carga útil situa-se em 905 (SWB) e 990 kg (LWB).

A autonomia deste modelo alimentado exclusivamente a baterias é um dos seus pontos fortes, com valores anunciados sob a norma WLTP que se cifram em 316 e 342 km em ciclo urbano e 230 e 240 km em ciclo combinado, respetivamente para as variantes de maior e menor distância entre eixos.

O modelo está equipado com uma bateria de 50,2 kWh, cujo tempo de carregamento é de 8 horas caso o mesmo seja feito através de uma wallbox com tomada CA (corrente alternada), ou de apenas 45 minutos no caso de ser utilizada uma tomada DC (corrente contínua) para obtenção de 80% da carga total da bateria.

Nova mobilidade

Com a implementação desta nova marca Maxus em Portugal, tivemos que também desenvolver uma rede que já conta com 14 concessionários e 16 pontos de venda. A maior parte deles, já são nossos parceiros de negócios em outras marcas de automóveis que representamos no mercado nacional, o que bem demonstra a confiança na dinamização da marca Maxus.

As viaturas da gama Maxus vêm todas da China, mais concretamente de Xangai e, com os problemas de abastecimento e logística internacional, esta fase de implementação da marca em Portugal tem sido mais desafiante, mas ao mesmo tempo, muito interessante do ponto de vista da motivação, do relacionamento e de abertura de novos negócios para o Grupo Astara.

Furgão eDeliver9

Relativamente ao modelo eDeliver9, trata-se do furgão de maior capacidade da nova gama de veículos elétricos comerciais da Maxus. A capacidade dos compartimentos de carga inicia-se nos 9,7m3 e 3,019 metros de comprimento da versão Cargo Van L2H2, culminando nos 11m3 e 3,413 metros da versão Cargo Van L3H2. Quanto à carga útil, pode ascender a 1200 kg. Todas as variantes do eDeliver9 estão equipadas com um motor elétrico com uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário máximo de 310 Nm.

O modelo pode ser equipado com baterias de três diferentes capacidades – 51,5 kWh, 72 kWh ou 88,55 kWh, esta última exclusivamente na variante L3H2. O tempo de carregamento oscila entre as 6 e as 11 horas numa tomada CA, estando disponível a alternativa de carregamento rápido numa tomada DC para obtenção de 80% da carga total da bateria em 40 minutos.

A autonomia em ciclo combinado varia entre 186 e 296 km e em ciclo urbano entre 237 e 353 km (norma WLTP). Também dispomos de duas versões do Deliver 3 e Deliver 9 em motorização a diesel, que será comercializado à medida das necessidades dos clientes.

Está previsto lançarmos em 2023 uma pick-up 100% elétrica e, também (já confirmados), o lançamento de dois monovolumes, a serem comercializados entre 2023/2024 para todo o mercado europeu. Tal irá dar ainda mais corpo à nossa gama de veículos da marca Maxus, entrando assim no segmento dos veículos de passageiros.

Piaggio versátil

O projeto e a marca mais recente no Grupo Astara, a Piaggio Commercial é em tudo diferente da Maxus, com uma cultura muito italiana, uma marca muito forte no mercado das duas rodas, mas que também dispõe de modelos comerciais de quatro rodas.  Estes comerciais são aqueles que representamos, em formato de chassi-cabines, podendo chegar até os 3.500 kg.

De momento, está disponível no mercado português o Piaggio Porter NP6, um VCL vocacionado para uma utilização citadina ou para o transporte de carga em trajetos de curta ou média distância. A possibilidade de combinar várias versões de distância entre eixos curta (L1) ou longa (L2) com eixos traseiros de roda individual (Single Wheel, SW) ou dupla (Twin Wheels, TW), bem como a disponibilidade de duas configurações prontas a utilizar (com plataforma fixa ou basculante), tornam a gama do Porter NP6 extremamente versátil.

Os grandes mercados alvos são as frotas municipais; transporte e distribuição de gás (com 30 ou 45 garrafas); empresas de manutenção de ambiente, jardins e espaços verdes e, finalmente, os transportadores de produtos alimentares urbanos e pequeno comércio. Através de uma rede de concessionários previamente selecionada, o nosso potencial cliente passa a dispor de uma gama composta por uma versão com plataforma fixa, com o Porter NP6 Fixed Deck, ideal para quem procura uma plataforma de carga plana, muito simples de utilizar e com grande facilidade de acesso.

Também dispomos de uma versão com plataforma basculante, denominada Porter NP6 Tipper Deck, que conjuga as vantagens da variante de plataforma fixa com os benefícios de um sistema basculante electro-hidráulico. Por sua vez, a versão chassis, desprovida de caixa de carga, foi concebida para ser o ponto de partida para transformações que se adequem às mais diversas atividades, como referi anteriormente. Agora, estamos a preparar uma campanha tradicional de lançamento que deverá arrancar assim que o nosso stock de veículos esteja devidamente normalizado”, finalizou Francisco Morais.

Tags: astaraFrotafurgãoMaxuspiaggio

Recommended For You

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails

ZF com mais novidades na Busworld 2025

24 de Setembro, 2025
ZF com mais novidades na Busworld 2025

Na edição deste ano do salão Busworld, que decorrerá em Bruxelas de 4 a 9 de outubro, a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar...

Read moreDetails

Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

23 de Setembro, 2025
Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

A Galp investiu mais de €1,3 mil milhões em Espanha nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos principais produtores de energia solar e como um dos pioneiros...

Read moreDetails
Next Post
Petlas – progredir no mercado europeu com multissegmento

Petlas – progredir no mercado europeu com multissegmento

Maior camião a hidrogénio verde do mundo no ativo

Maior camião a hidrogénio verde do mundo no ativo

KYB introduz novo conceito de suspensão passiva

KYB introduz novo conceito de suspensão passiva

Edição Mensal

Notícias

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

6 horas ago
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

1 dia ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

2 dias ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

3 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

4 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

1 semana ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

1 semana ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal