A Revista Automotive deslocou-se até Torres Vedras para conhecer de perto as atividades da S & F Reis Reparação Automóvel, uma empresa do setor de pós-venda com mais de 20 anos de existência e que desde a sua fundação, sempre se dedicou aos serviços reparação de chapa e de repintura multimarcas, tendo como sócios-gerentes os irmãos Fernando Reis (foto à esquerda) e Sérgio Reis.
A área de repintura automóvel continua a ser um negócio em constante evolução e um dos mais exigentes, dentro das muitas atividades do setor de pós-venda. Para além das qualidades da marca de tinta e suas homologações, investimento em instalações e equipamentos, também existe o capital humano que exige constante formação e especialização e cada vez mais profissionalização.
Ao utilizar as qualidades das tintas e vernizes da marca Standox e o apoio técnico comercial da Gareal, distribuidor oficial dos produtos Standox em Torres Vedras, a S & F Reis é hoje uma referência na sua área de negócio. Dispõe de amplas e modernas instalações, equipamentos e uma equipa bem treinada onde a profissionalização dos seus colaboradores é um dos principais fatores de diferenciação que alicerçam a sua boa reputação.
Evolução
Segundo Fernando Reis “a nossa empresa foi formada em 2001. Contudo, as origens do nosso negócio familiar no setor de pós-venda remonta aos anos de 1970, quando o nosso pai já detinha uma oficina. A S & F Reis, embora seja uma entidade distinta, é por assim dizer, uma continuidade do grande legado do meu pai na reparação automóvel.
Somos uma empresa familiar, gerida por mim e pelo meu irmão Sérgio Reis, bem como pela minha esposa Magda Sofia dos Reis. Sempre estivemos localizados em Torres Vedras e, desde a formação da nossa empresa, mantivemo-nos especialistas na prestação de serviço de chapa e repintura automóvel.
Atualmente dispomos de duas naves localizadas na mesma rua, na Zona Industrial Cruz do Barro. Na sede, onde nos encontramos, temos os serviços administrativos, receção de viaturas, preparação para pintura, cabine de pintura, laboratório de mistura e sala de reuniões e formação técnica. Na nossa outra unidade, que incorporámos no começo deste ano, contamos com 600 m2 de área coberta, onde são realizados os serviços de colisão, reparação de chapa e restauro de viaturas históricas e clássicas.
Ao analisar o atual contexto, digo com muito orgulho que a S & F Reis está a viver um dos seus melhores momentos, apesar das incertezas económicas, da falta de alguns produtos e mão de obra especializada. Mantemos um bom volume de entradas de viaturas, na sua maioria ligeiros de passageiros e alguns comerciais ligeiros, incluindo viaturas para restauro: uma pequena área de negócio onde temos vindo a conquistar alguns bons clientes.
Formação e relação comercial
Apesar de não termos acordos com seguradoras, a grande maioria dos nossos clientes são particulares e algumas pequenas frotas, que nos procuram para realizarmos serviços de chapa e repintura no âmbito dos seus seguros. Adicionalmente, também prestamos serviços para concessionários de algumas marcas automóveis, como é o caso das marcas Seat e Peugeot, desde a peritagem até à repintura.
Procuramos manter uma boa relação com os nossos clientes e naturalmente com os nossos parceiros de negócio como é o caso da Gareal, na qualidade de distribuidor oficial da marca Standox na nossa região. De todas as marcas com as quais trabalhamos, sem dúvida a marca Standox está no topo das nossas preferências, quer pela qualidade dos seus produtos, equipamentos, software de gestão de tintas, quer pela assistência, formação e acompanhamento técnico-comercial, que considero de excelente nível.
Novo paradigma
Após 20 anos de atividades consecutivas na área de chapa e repintura automóvel tenho o à-vontade de dizer que o nosso setor de pós-venda precisa evoluir em termos de capital humano e também de gestão. No passado, estávamos sempre à espera das novidades das tintas, dos novos serviços, das evoluções das técnicas de repintura, etc.
Hoje, a visão que tenho é oposta. Somos nós, gestores e profissionais da repintura, que temos de evoluir para saber utilizar de forma eficaz e rentável, todo o desenvolvimento industrial das marcas de tintas e vernizes. A marca Standox, por exemplo, tem as soluções ideais e as respetivas homologações das suas tintas para as diversas marcas e modelos automóvel.
Quero dizer com isto, que as indústrias das tintas auto evoluíram de tal forma que precisamos estar constantemente em formação técnica para podermos estar em sintonia com esta evolução e assim tornarmos mais eficientes o nosso trabalho e mais rentável as nossas empresas. O nosso setor, e as pessoas que nele trabalham, têm de obrigatoriamente acompanhar a evolução das marcas, sob pena de sermos ultrapassados neste novo paradigma do mundo automóvel.
Restauro
A nossa equipa é formada por 9 pessoas, incluindo os membros da gerência, cada qual a desempenhar o seu papel com a máxima dedicação. Face à evolução que temos vindo a constatar de ano para ano, prevemos contratar mais pessoas para a nossa empresa. Contudo, ainda existe uma grande falta de profissionais tecnicamente bem formados na área da repintura, o que muitas das vezes limita a expansão das empresas deste nosso setor.
A área de repintura automóvel, se for profissionalmente gerida, é rentável e garante a empregabilidade e o desenvolvimento social, onde quer que uma empresa esteja localizada. Naturalmente é preciso saber trabalhar com transparência, honestidade, compromisso com a qualidade e responsabilidade para com os clientes, funcionários e fornecedores. A nossa máxima é não permitir que a nossa empresa faça um trabalho de segunda qualidade.
A área do restauro de viaturas clássicas e, também algumas históricas, está em franco crescimento. Sabemos fazer, gostamos de o fazer e temos conquistado a confiança de novos clientes. Por um lado, é uma franja importante de clientes que querem o melhor serviço e não têm problema de tempo. Por outro lado, é um serviço que nos dá ocupação em períodos de menor atividade na repintura. Mantemos assim a nossa equipa sempre ativa e a cumprir os objetivos de hora de trabalho semanal e mensal.
Já restaurámos viaturas de prestígio de marcas como Alfa Romeo, Porsche, Land Rover, Mini, entre tantas outras. A qualidade do nosso restauro não está somente ligada ao nível do serviço, da intervenção ou dos produtos que utilizamos, sendo mais valorizada pelo facto de documentarmos todo o processo de restauro, incluindo um registo de imagem (foto e vídeo), de todas as etapas da nossa intervenção, até a entrega da viatura restaurada.
Temos muito orgulho pela empresa que construímos nestes 20 anos, pela boa reputação que alcançámos, pela confiança que conquistámos dos nossos clientes e da exemplar relação que construímos com os nossos funcionários e parceiros de negócio. Acreditamos que a área da repintura automóvel, da forma como a executamos, tem um grande futuro no nosso país e que certamente registará um bom volume de negócios até o final deste ano”, salientou Fernando Reis.