A Setra escolheu Portugal para a apresentação mundial dos seus dois novos modelos de autocarros: o ComfortClass e o TopClass. A Revista Automotive esteve presente nesta ação internacional em solo português, e Eduardo Gaspar, diretor da Automotive, esteve ao volante para conduzir estes dois novos modelos nas estradas nacionais.
Ambos os modelos trazem como grande novidade uma acentuada economia de combustível. Novas motorizações permitem aos modelos anunciar uma economia de diesel na ordem dos 4,5%, face à geração anterior da Setra. Tendo em conta que os autocarros Setra já eram uma referência na sua classe em termos de consumos, esta redução vem consolidar ainda mais a sua posição de destaque no mercado europeu.

Imagem evoluiu
A começar pelo visual, as frentes do Setra foram remodeladas, mantendo as linhas de base com que já nos acostumaram os seus autocarros, mas agora apresentam diversos pormenores modernizados como é o caso do grupo ótico dianteiro e o logotipo da Kässbohrer, posicionado acima do lettering da Setra.
Além da frente, a menção à Kässbohrer é feita com o logotipo nas jantes e também no centro do volante. Isto explica-se pelas origens da Setra, que remontam à empresa produtora de autocarros e semirreboques alemã Kässbohrer, que este ano comemora os seus 130 anos desde a sua fundação em 1893, na cidade de Ulm, na Alemanha. No decorrer da sua história, a Kässbohrer vendeu a sua unidade de produção de autocarros ao grupo Daimler.

Double Decker
Nesta nova geração dos Setra ComfortClass e o TopClass, também se incluem o novo Double Decker da marca. A começar pelo ComfortClass, este é o modelo de “entrada” na gama Setra, sendo constituído por seis variantes. Estas vão desde as versões de dois e três eixos, começando nos 10,5 metros, indo até aos 15 metros de comprimento.
As variantes do ComfortClass estão equipadas com motorizações diferentes. As variantes de dois eixos (dos 10,5 até aos 13 metros) têm o motor OM470 de 10,7 litros, disponível nas potências de 394, 428 e 456 cavalos. As variantes de três eixos, estão equipadas com motor OM471 de 12,8 litros com a potência única de 476cv. Ambos os motores têm acoplados a caixa de velocidades automática GO 250-8 PowerShift de 8 mudanças.

Muitas opções
Se a marca Setra é sinónimo de luxo, então versão TopClass representa o que de mais luxuoso existe no mundo dos autocarros. Aqui os clientes têm à disposição três variantes, dos 12,5 metros até aos 14,2 metros de comprimento, todas elas com três eixos. Quanto à motorização, todas as variantes do TopClass estão equipadas com o motor OM471 de 12,8 litros e 476 cavalos, e caixa de velocidades automática GO 250-8 PowerShift de 8 mudanças. Como opcional, é possível encomendar uma potência superior, de 510cv.
Agora, com a implementação da ignição keyless e travão de estacionamento eletrónico, ambas as versões ComfortClass e TopClass beneficiam de novos sistemas de assistência à condução e de segurança. Os detalhes e características da condução destes dois modelos serão demonstrados em maior dinâmica, num vídeo que brevemente iremos publicar no nosso Canal do YouTube da Automotive. Até lá, podemos dizer que as dezenas de sistemas de assistência são surpreendentes (pela positiva) e que o conforto a bordo, quer para os passageiros, quer para o motorista, são a nova referência do mercado dos autocarros de luxo.
