Com mais de 30 anos de experiência no sector da logística e transportes, a Transportes Magalhães e Bruno(TMB) continua a investir na qualidade e sustentabilidade dos seus serviços, marcando a diferença no setor. À conversa com o seu fundador, José António Magalhães, descobrimos o que o ano de 2023 ainda lhe reserva algumas agradáveis novidades.
“A TMB está a viver uma nova fase de renovações com a entrega e levantamento de 9 camiões, desta vez, da marca MAN, mantendo, porém, as mesmas características dos modelos anteriores com base nas preferências da nossa empresa, ou seja, a mesma cavalagem, o mesmo nível de consumo, fiabilidade, qualidade e carros apropriados para o serviço ibérico que realizamos, contando, atualmente, com uma frota de mais de uma centena de viaturas.

Prazo de entrega
Este ano optamos pela MAN devido, sobretudo, à celeridade garantida na entrega do equipamento que não se verificou, ao longo das negociações, com outras marcas (a ultrapassar muitos meses na promessa de entrega).
É política da empresa a renovação da frota a 3 (com a maior parte dos equipamentos) e a 5 anos, dependendo do caso, e sempre com contratos de manutenção, apesar de possuirmos uma oficina interna como sendo uma das nossas mais-valias na área da manutenção dos veículos. Os semirreboques, por outro lado, são quem fica mais tempo connosco como resultado da sua vida útil, também ela, mais longa (salvo os frigoríficos que, devido ao ATP, obrigam-nos a uma renovação dentro de prazos que vão até aos 9 anos de vida útil). Encontramo-nos, neste momento, em negociações para comprar mais 6 unidades de semirreboques.
Quanto às vendas, fazemos questão de manter a tradição projetada num plano a 5 anos, simplesmente, porque é a filosofia da nossa ação. Prever aquilo que nos pode acontecer, balizando esse período de tempo, é fundamental para colmatar surpresas, manter a qualidade e promover a sustentabilidade do nosso negócio.

Renovação da frota
Nos últimos anos, não existem inovações relevantes, pois o nosso foco tem sido a renovação de frota. No entanto, há casos especiais e, quando algum cliente nos desafia para o transporte de material específico que, habitualmente, não é o equipamento que usamos — obrigando-nos, aí sim, a investir em novidades ou em áreas que não são o coração da nossa intervenção — fazemo-lo, como foi o caso da nova vertente de serviços que implementamos na área da distribuição, não do pequeno volume, mas de paletes. No fundo, um desafio que nos foi feito para sanar a necessidade de um dos nossos clientes e cujo objetivo pretende melhorar a cobertura dos serviços de distribuição nas áreas a sul de Lisboa e Algarve.

Reconhecimento
A mais recente novidade prende-se com o prémio internacional IRU que, após muitos anos sem concorrer, a TMB, pela segunda vez consecutiva, sentiu orgulho de ver 8 dos seus motoristas a serem reconhecidos com os diplomas de honra. Já o ano passado tinham sido galardoados 18 motoristas, entre as cidades de Lisboa e Porto.
Este prémio deixa-nos satisfeitos, pois é a valorização dos trabalhadores desta empresa que já aqui colaboram há muitos anos e que possuem as condições que lhes permitem usufruir desta distinção. Entre os requisitos estão: o profissional ter 1 milhão de quilómetros realizados, 5 anos de colaboração na mesma empresa, índice de sinistralidade leve e serem idóneos.

Claramente que o peso deste prémio, não só por ser internacional, mas, essencialmente, pelo reconhecimento que ele representa, abraçando todas as associações de transportadoras do mundo, da qual a ANTRAM também é sócia, nos faz sentir prestigiados, inclusive, para a própria ANTRAM e para o país, pois mostra os seus associados a ganharem estatuto além-fronteiras. É o tipo de prémio que também responsabiliza os próprios motoristas que, adquirindo uma certa autoridade, os leva a ser exemplos a seguir que, por consequência, se refletem na empresa.

Comunicação
Não quero deixar de referir que estamos a um passo de colocar no ar o novo site e que, dentro de 1 mês, estará a funcionar em pleno como ferramenta de comunicação e informação da empresa. O objetivo é que funcione em prol dos clientes e do mercado.
Esta decisão acerca do site, vem na sequência da estratégia de digitalização da TMB, já que em 2021 tínhamos implementado um novo Sistema de Gestão Operacional tanto para a atividade de distribuição como carga completa. Esta estratégia vê-se alavancada na necessidade constante de informação aos nossos clientes, com soluções de mobilidade, track&trace, portal de clientes, entre outras.
A nossa missão é satisfazer todos que em nós confiam, e lutamos por fazer o que deveras dignifica o cliente. Se tentarmos, de certo modo, surpreendê-los com coisas novas, fá-lo-emos. Não é à toa que a palavra que mais respeitamos na TMB é: cliente (quem nos move e para o qual trabalhamos, desde há 20 anos, 24h por dia).
Estou confiante em 2023 e aguardo um ano melhor que o transato, apesar de ter sentido que, na segunda quinzena de março, houve um ‘parão’, consequência das épocas festivas em Espanha. Estou esperançado de que, se nada muito dramático acontecer e o combustível não oscilar demasiado, teremos um ano interessante”, destacou José António Magalhães.
