O Ford Focus ST Line MHEV é o modelo da marca para competir num segmento de mercado que privilegia a economia, conforto, segurança e alguma dinâmica na condução. Atenta as novas tendências, a Ford introduziu os motores Ecoboost com tecnologia Mild-Hybrid, com um piscar de olhos para o cliente frotista.
Apesar das suas dimensões, o motor 1.0 de três cilindros revela uma vivacidade inesperada, com resposta relativamente rápida ao mais leve pisar no acelerador. Os seus 155cv permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e uma velocidade máxima de 211 km/h anunciada pela marca, mas que não chegámos a confirmar neste teste.
Os 155 cv deste propulsor, auxiliado por um motor elétrico de 12 kW alimentado por uma bateria de 48v, que fornece uma energia adicional ao motor, numa boa combinação de potência híbrida.
Com uma direção bem alinhada, o Focus MHEV revelou-se ágil e seguro nas curvas, o que transmite confiança, mesmo na condução em estradas sinuosas. É possível entrar nas curvas com maior velocidade e ajustar a trajetória do veículo, “apenas” com o controlo suave do acelerador.
A caixa manual de 6 velocidades do Focus MHEV tem um pedal um tanto pesado e uma relação de mudanças longa, acaba por proporcionar uma maior economia de combustível. A posição de condução permite vários ajustes nos diferentes modos de condução.
Espaço, conforto e segurança
O assento traseiro disponibiliza um espaço razoável para os três passageiros. Em relação à segurança, a versão que conduzimos vem com assistência pré-colisão com travagem ativa, detecção de peões e ciclistas, travagem pós-colisão e assistência de manutenção de faixa.
O pacote opcional “Driver Plus” adiciona recursos extras, tais como reconhecimento de sinais de trânsito, faróis automáticos, detecção de obstáculos e controle automático de velocidade adaptativo.
O nível de acabamento ST-Line X é um dos mais completos, com um visual mais desportivo, incluindo para-lamas e uma pintura atraente em azul “Desert Island”.
O sistema de infoentretenimento possui um gráfico simples, mas os menus são fáceis de usar, além de contar com suporte para Apple CarPlay e Android Auto.
Acabamentos e equipamentos
A qualidade de construção é boa, sendo que os materiais predominantes são algo duros, tanto nas portas quanto no tablier central e no apoio de braços. No entanto, o espaço é razoável tanto à frente quanto atrás, e a bagageira dispõe de uma capacidade de carga de até 375 litros.
Este modelo da Ford vem equipado com pack de acessórios de série muito interessante, que inclui jantes de Liga Leve 19”, o Head up display, os faróis adaptativos LED anti encadeamento, ar condicionado automático, spoiler grande (5P / SW), vidros escurecidos, suspensão ST, bancos da frente aquecidos, carregador sem fios e camara de visão traseira, ecrã de 13.2”, navegação SYNC 4, sistema de som B&O e volante desportivo ST forrado a couro sintético Sensico.
O motor Ecoboost de 155 cv com potência híbrida, permite aproveitar ao máximo o excelente chassi que o Ford Focus dispõe. Trata-se de uma escolha interessante para quem procura carros do segmento C, com motorização híbrida, mas que adicione um toque de vivacidade e dinâmica na condução.
Ficha técnica
FORD FOCUS 1.0 ECOBOOST MHEV 155 CV ST-LINE X
TIPO DE MOTOR | Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo |
CILINDRADA | 999 cm3 |
POTENCIA | 155 CV às 6.000 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 235 Nm às 2.000 rpm |
TRANSMISSÃO | Dianteira, caixa manual de 6 velocidades |
SISTEMA HÍBRIDO
TIPO DE MOTOR | Bateria de 48V |
POTÊNCIA MÁXIMA | 16 CV |
BINÁRIO MÁXIMO | 50 Nm |
BATERIA | Acumulador de iões de lítio |
V. MÁXIMA | 207 km/h |
ACELERAÇÃO | 9,5 s (0 a 100 km/h) |
CONSUMO (WLTP) | 5,1 l/100 km (misto) |
EMISSÕES CO2 (WLTP) | 118 g/km |
DIMENSÕES (C/L/A) | 4.378 / 1.825 / 1.471 mm |
PNEUS | 215/50 R18 |
PESO | N.D. |
BAGAGEIRA | 375 l |