A Automotive esteve em Madrid, onde entrevistou David Zapata, Country Director Spain & Portugal da Delphi Technologies Aftermarket (empresa do Grupo BorgWarner), que falou sobre as perspetivas e os planos da sua empresa no mercado ibérico, bem como a expansão da marca em Portugal.
“Registámos um início de ano muito promissor em comparação com 2022”, refere David Zapata. Na verdade, superámos as nossas próprias expectativas. Especialmente durante o primeiro trimestre deste ano, notámos um impulso extremamente positivo em nossa atividade.
No ano passado, observámos um aumento significativo na procura, especialmente em termos de oficinas, o que fortaleceu nossa posição junto aos distribuidores com os quais já trabalhamos em várias linhas de produtos. Essa tendência positiva tem-se mantido, com base nos primeiros cinco meses deste ano”, ressaltou.
David Zapata adianta que “estamos melhorando consideravelmente nossa posição em linhas estratégicas da Delphi, como é o caso do setor de diagnóstico. Para além disso, também começámos a obter bons resultados com as nossas ações de formação, uma área de extrema importância para o nosso negócio e parte integrante na cultura empresarial da Delphi.
O crescimento dos negócios da Delphi em Portugal tem sido significativamente maior em termos percentuais em comparação com a Espanha, embora seja importante mencionar que o volume de negócios na Espanha seja consideravelmente maior. Em Portugal, estamos começando a estabelecer uma presença mais forte e esperamos continuar expandindo ainda mais nossas atividades nesse país”.
Energia limpa
Numa perspectiva futura existe “a intenção de nos envolver em todas as áreas relacionadas à tecnologia de utilização do hidrogênio, incluindo sistemas de propulsão. Também aqui planeamos desenvolver ações de formação e assim preparar os profissionais do setor de pós-venda para o futuro nesse campo.
Em relação aos canais de distribuição, os veículos ligeiros são uma área de especialização da Delphi. Contudo, os veículos pesados representam uma área de negócio muito importante. A nossa posição nesse segmento é crucial, principalmente em relação a motores a diesel, pois sendo a Delphi um fornecedor de peças de origem para diversos fabricantes de camiões (como DAF, por exemplo) é um fator determinante e bem demonstra a capacidade técnica e a qualidade dos nossos produtos”, destacou.
Para David Zapata grandes marcas “como Volvo, DAF e Renault são clientes importantes no primeiro equipamento e, também, no mercado de reposição. Essas três marcas incorporam equipamentos de injeção Delphi nos motores dos seus camiões, o que potencializa a nossa dinâmica no mercado de pós-venda, pois nos permite disponibilizar serviços de reparação nessa área, através dos reparadores autorizados da Delphi”.
Contratação, formação e expansão
“No seguimento ao significativo investimento que realizámos na área de formação aqui na nossa sede em Madrid – conforme divulgou a Automotive em setembro de 2022 –, demos mais um passo em frente e, recentemente, contratámos um profissional português, com grande experiência de quase 40 anos no setor automóvel e com muitas ações desenvolvidas na área de formação do pós-venda.
Trata-se de Vítor Maia, que passa a ser o novo responsável de vendas e área técnica para Portugal. A sua incorporação na equipa ibérica Delphi Technologies – agora com 3 profissionais portugueses – visa reforçar a nossa rede comercial e permitirá trabalharmos com maior proximidade junto aos nossos clientes e distribuidores em Portugal, num momento de expansão da nossa marca.
Por tudo isto, estamos confiantes e que continuarmos a crescer nos próximos anos, tanto em Espanha como em Portugal. É fundamental termos uma equipa local que possa trabalhar diariamente e dinamizar a nossa marca, nossa gama de produtos, os nossos serviços técnicos e potencializar a formação nas instalações que dispomos aqui, na nossa sede em Madrid.
Queremos recuperar o nosso terreno em Portugal, e atingir os diferentes de negócio no mercado do pós-venda, não apenas com o propósito vender por vender, mas principalmente para aumentar o reconhecimento da nossa marca e, desta forma, potencializar novos negócios para os distribuidores com os quais dispomos de excelentes parcerias, há muitos anos.
Equipa sólida
Através do trabalho da nossa equipa ibérica, com cerca de 17 pessoas, e com todo o potencial do nosso centro de formação, iremos disponibilizar melhores serviços aos nossos clientes e intensificar a área da formação técnica-comercial, para os profissionais do setor de pós-venda, sobretudo de Portugal.
Nossa ambição é crescermos de forma sustentada, dando formação técnica aos profissionais do setor, com uma gama de produtos ampla e de qualidade reconhecida, e que está a ser constantemente atualizada para acompanhar a constante evolução com o parque automóvel”, salientou David Zapata à Revista Automotive.
Com presença em mais de 150 países e uma rede global de mais de 2.750 centros de serviços, a Delphi Technologies conta com um portfólio abrangente, incluindo sistemas de combustível para motores a gasolina e diesel, ferramentas digitais de diagnostico e gestão de motores, máquinas de teste de nível OE, e grande historial na área da formação para os profissionais (mecânicos) das empresas de reparação.
Na imagem (a partir da esq.), David Zapata; Vítor Maia; Sérgio Gomes, e Marta Aguilar, no centro de formação da Delphi em Madrid.