Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) foi eleita para o trio dirigente da direção da maior federação de Factoring do continente Europeu. A Federação Europeia de Factoring (EUF, na sigla em inglês) elegeu a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) para um de dois lugares de vice-presidência, reconhecendo o contributo da sua associada portuguesa na dinamização do setor do Factoring.
O secretário-geral da ALF, Vitor Graça, junta-se à equipa dirigente da EUF, presidida no mandato de 2022-2024 por Fausto Galmarini, líder da Assifact, associação italiana do setor, e na qual já é vice-presidente a alemã Magdalena Wessel, em representação da associação germânica DFV.
Eleito em setembro 2023, em substituição do espanhol Ignacio Pla Vidal, Vitor Graça, mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, já era, desde novembro de 2020, membro regular do Comité Executivo da EUF, em representação da ALF.
“A eleição da ALF para a vice-presidência da principal federação europeia de Factoring significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo setor associativo em Portugal e na cooperação que temos conseguido levar a cabo no seio da EUF”, explica Vitor Graça, acrescentando que “não obstante a nossa dimensão relativa na produção de Factoring na Europa, conseguimos colocar Portugal e o Factoring nacional na cúpula europeia de tomada de decisões“.