Tendo completado 50 anos de existência em 2023, a Transgrua é a referência no segmento de elevação de cargas e pessoas no âmbito do aluguer. Henrique Lourenço e Maria João Frade, administradores da Transgrua, receberam a Revista Automotive na sede da empresa, e mostraram-nos o “mundo” que é a Transgrua.
Os administradores contam-nos que “quando a Transgrua foi constituída, era uma empresa de aluguer somente de gruas. Só no final da década de 80 é que começámos a diversificar as novas atividades para o aluguer de camiões com braço de carga, plataformas elevatórias, entre outras.
Hoje trabalhamos em três áreas de aluguer de equipamentos: gruas, camiões com braço de carga e o equipamento sem operador (plataformas elevatórias, multifunções telescópicos, empilhadores e minigruas). Outra área, que é transversal a estas três, é a da formação.
A nossa sede está localizada no Passil, em Alcochete, sendo que possuímos de delegações no Porto, Pombal, Sines e Algarve. Com estas unidades, damos assim resposta a nível nacional, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Além de Portugal, também estamos presentes em Angola, com delegações em Luanda (Viana) e Benguela, cobrindo assim todo o país. Ao todo, a nossa organização emprega cerca de 400 funcionários em Portugal e perto de 100 pessoas em Angola.

Diversidade e dimensão
A nossa frota conta com certa de 120 gruas, perto de160 camiões e aproximadamente 1900 equipamentos sem operador. Queremos sempre ter parcerias com as melhores marcas do mercado, sem nos dispersarmos, escolhendo assim o que de melhor há, pelo que privilegiamos as parcerias de longo prazo com as melhores marcas.
Nas gruas contamos com equipamentos das marcas Liebherr e a Grove, nos camiões temos a Volvo e a Iveco, nos braços de carga a Palfinger, e nos equipamentos sem operador a Manitou e a Genie. Trabalhamos diretamente com as marcas e com as suas fábricas na origem. Os nossos técnicos vão às fábricas acompanhar o processo de produção dos equipamentos, para tomarem contacto direto com os equipamentos que vão utilizar. Investimos muito em formação dos nossos funcionários, para que possam ampliar os seus conhecimentos.
Este investimento acaba por ser benéfico também para os nossos clientes, pois utilizamos equipamentos muito adaptados ao nosso negócio e, em alguns casos, inovadores. Por exemplo, no segmento das gruas, implementados o modelo MK da Liebherr, que é uma grua-torre sobre rodas, inédita no nosso país.

Primar pela qualidade
Os nossos clientes querem utilizar máquinas com grande rentabilidade e que façam o serviço no menor tempo possível. Isso só se consegue com equipamentos de qualidade, e ajustados a cada tipologia de trabalho. Saber qual o melhor equipamento para um determinado serviço, implica que sejamos parceiros dos nossos clientes, pois somente com esta atitude conseguimos apresentar a melhor solução técnica, para a execução de uma determinada tarefa.
Historicamente, a tipologia dos nossos clientes era constituída por empresas do setor da construção civil. Atualmente, trabalhamos com uma grande variedade de clientes em diferentes áreas e negócio tais como a petroquímica, as eólicas, os eventos (salas de espetáculo ou festivais), indústria, entre muitas outras. Temos alugueres pontuais desde períodos curtos de meio-dia, até de longa duração. O nosso cliente é sobretudo empresarial, mas em casos pontuais trabalhamos também com particulares.

Contamos com uma equipa de profissionais orientada para apresentar a melhor solução, seja qual for a obra. Normalmente esta nossa equipa desloca-se até ao local onde será realizado o trabalho, realizam uma recolha exaustiva da informação que, posteriormente, será trabalhada com modelos computadorizados para fazer os mais variados cálculos.
Por fim, os resultados apurados são revistos tendo em conta que, por melhor que sejam os computadores, a nossa experiência permite afinar ainda mais o plano do trabalho. Para tanto, e em todas as delegações temos técnicos habilitados e encarregues de acompanhar a execução do nosso serviço.

Investimento em formação
A formação dos nossos operadores é realizada tanto para movimentação de máquinas, como nas tipologias de clientes. Temos técnicos formados para trabalhar na indústria petroquímica, que tem características muito específicas, tal como a indústria papeleira e até em eventos. Os nossos profissionais são orientados para desenvolver um trabalho de qualidade e com máxima segurança, em qualquer ambiente e tipologia de trabalho ou cliente. A preocupação com a segurança é transversal e é adaptada a cada cliente.

Os equipamentos quando são adquiridos, integram um pack de formação tanto para os nossos operadores, como para os nossos técnicos de manutenção. Sendo uma empresa de aluguer, temos de dar resposta no dia às necessidades dos clientes e, por este motivo, dispomos de oficina e técnicos próprios para manutenção e reparação dos nossos equipamentos.
Externamente, também operacionalizamos a formação junto dos clientes do aluguer de equipamento sem operador, para que possam movimentar os nossos equipamentos com segurança e rentabilidade.

Os nossos clientes são muito exigentes, procuram a máxima qualidade do serviço, bem como a melhor operacionalidade dos nossos equipamentos. Por exemplo, no caso do MEO Arena, o espetáculo tem de começar à hora marcada. Não há margem para atrasos, nem que seja de minutos. O mesmo com acontece em evento como o Rock in Rio e outros grandes acontecimentos em Portugal, onde a Transgrua está presente.
Fazemos questão de decorar todos os equipamentos que utilizamos, com a imagem Transgrua e isso é um comprometimento com a qualidade do serviço. Queremos que os clientes saibam que escolheram um operador que trabalha de forma transparente, com pessoal qualificado e formado, e que dispõe de equipamento fiável e à altura do serviço contratado.

Oficinas próprias
Estabelecemos parcerias com fornecedores de pneus, lubrificantes/combustíveis, de tinta, peças e acessórios. No caso das peças, tentamos sempre trabalhar com as marcas originais dos nossos equipamentos. Para o efeito, dispomos de um armazém exclusivamente dedicado para os pneus, e um outro dedicado a peças de reposição. Um equipamento não pode ficar parado por falta de peças. Para isso, temos mais de uma dezena de furgões oficina, com os equipamentos necessários para intervenções no local da obra.
Assim, realizamos internamente todos os serviços de manutenção e reparação. Desde a mecânica ligeira até à mais profunda. Para isso, investimos em todos os equipamentos oficinais que nos permitem realizar os diferentes níveis de intervenções, com base numa equipa de profissionais altamente qualificados como já mencionamos. Na área da pintura, temos uma cabine de pintura com dimensão ajustada aos nossos equipamentos.
Há serviços que, pelas suas características, deterioram de forma mais acentuada os nossos equipamentos, como acontece com os equipamentos de elevação utilizados para decapagem do casco de navios, entre outros casos. Esses equipamentos quando voltam do cliente, são totalmente revistos do ponto de vista mecânico e depois pintados para que possam estar como novos numa próxima utilização.

Evolução contínua
Cerca de 99% dos equipamentos que adquirimos são novos, exceto em casos pontuais onde possíveis atrasos nas entregas obrigam-nos a comprar algum equipamento usado. Desde o primeiro dia que entram em funcionamento, todos os nossos equipamentos são sempre assistidos e mantidos pelos nossos técnicos. Quando vendemos o equipamento em segunda mão ao mercado, efetuamos uma completa revisão de todos equipamentos, para que possam ser reutilizados em outras tarefas.
A Transgrua é uma empresa de referência nacional e internacional, graças ao investimento em equipamentos e marcas de qualidade. Isto para dizer que se for lançada uma máquina que alcance os 90 metros, nós temos de a ter. Sabemos que com este tipo de equipamento, vamos dar mais opções aos nossos clientes que, por sua vez, vão realizar trabalhos que antes não conseguiam, ou se conseguiam agora poderão fazê-lo de forma mais segura, mais célere e mais eficiente. Por isto, procuramos estar presentes nos salões da especialidade e acompanhamos todos os lançamentos das marcas que são parceiras da Transgrua.

O cliente que aluga uma máquina na Transgura, está à procura da tecnologia mais recente. Por isso, investimentos constantemente em equipamentos com novas tecnologias na formação dos nossos funcionários. Não adianta termos o equipamento topo de gama ou com a mais recente tecnologia, se os operadores não conseguirem utilizar todas as capacidades desse equipamento. Os trabalhos são sempre diferentes e há fatores externos que não controlamos. Mas dentro do que controlamos, investimos no melhor equipamento e na segurança dos nossos funcionários, para assim realizarmos o melhor serviço para os nossos clientes”, destacam Henrique Lourenço e Maria João Frade.
