Segundo a Schmitz-Cargobull, na Europa, existem atualmente cerca de 1500 sistemas de telemática diferentes para gerir os camiões, quer a unidade tratora, quer o trailer (semirreboque, reboque ou carroçaria). O número de sistemas de gestão de transporte de mercadorias também é elevado: são cerca de 500 sistemas diferentes.
Se por um lado a conectividade é cada vez mais necessária no transporte de mercadorias, a verdade é que a digitalização a tornou cada vez mais fragmentada. A Schmitz-Cargobull quer liderar o processo de integração dos diferentes sistemas disponíveis no mercado, numa única plataforma: o Data Management System.
Esse sistema da Schmitz-Cargobull, já está desenvolvido e visa simplificar o trabalho das empresas de transporte de mercadorias, conectando todos os intervenientes da cadeia de valor num único portal, que depois é gerido pela empresa de transportes, de forma simples e eficaz.
Soren Danielsen, digital strategy & business development da Schmitz-Cargobull, (na foto da Automotive, com Bruno Vieira, da Schmitz-Cargobull Portugal) está a liderar o desenvolvimento e implementação desse novo sistema, e recentemente veio a Portugal para apresentá-lo aos frotistas.
A Revista Automotive esteve à conversa com Soren Danielsen, que nos apresentou o novo sistema, numa explicação bastante elucidativa. É um tema que será certamente debatido num futuro próximo, pois pelo que vimos e ouvimos, foi dado um passo de gigante na integração de sistema de dados para o setor dos transportes.