No stand da Caterpillar no Salão Intermat 2024, foram apresentadas diversas máquinas, mas a que mais curiosidade despertou foi a solução retrofit dos motores a diesel para hidrogénio (combustão).
Projetados para motores de camiões e de máquinas de construção, a empresa francesa Retrofit Hydrogène (RH2), está a trabalhar na conversão de veículos pesados para hidrogénio, através de uma adaptação do bloco térmico original. Esta abordagem tornará a solução do hidrogénio mais acessível e abrangente. Foi isso que explicaram aos visitantes, David Mourre e Jacques Bouvy, os responsáveis da RH2.
Como funciona?
De forma sucinta, a solução desenvolvida pela RH2 baseia-se em injeções diretas de hidrogénio e água vaporizada na cabeça do cilindro. Foi realizado um estudo termodinâmico extenso em motores Caterpillar para encontrar os melhores cenários, mantendo a mecânica original, incluindo camisas e pistões. O resultado é um retrofit com custo controlado através de um kit de adaptação.
O Monnoyeur Group, representante da Caterpillar em França, criou uma empresa denominada Eneria, para desenvolver soluções de propulsão alternativas ao diesel, e deverá comercializar ainda este ano o kit da RH2 para motores Caterpillar.