Após uma mudança de direção em Portugal, e de uma alteração na denominação do seu importador/representante (de Galius para Nors), a Renault Trucks pretende dar novos passos para se tornar uma marca de camiões de referência no nosso país.
A Revista Automotive participou no evento de apresentação dos modelos Renault Trucks C e K, vocacionados para o setor da construção civil e mineração, que teve lugar na pedreira da Feifil, localizada em Viseu, pertencente ao Grupo IAC- Irmãos Almeida Cabral Lda.
José Bruno Osório diretor comercial da Renault Trucks em Portugal (foto acima), referiu no evento que “o setor da construção civil deverá ter um importante crescimento nos próximos anos e queremos que a Renault Trucks seja a primeira opção dos clientes.
Temos camiões com versões muito específicas para cada atividade que compõe o setor da construção civil. É através do teste em condições reais que os clientes se apercebem das mais-valias que os camiões da Renault Trucks têm para o seu negócio”, explicou.
Potência
No evento estiveram três modelos em teste: K 8×8, K 6×4 cabine dupla e um K 6×4. Conduzimos o modelo K 8×8 carregado (cerca de 40 toneladas de peso total) nos percursos da pedreira e ficámos bem impressionados, mesmo sendo o nosso primeiro teste com um Renault Truck. A adaptação à condução de um Renault Truck leva o seu tempo, mas depois que nos adaptamos, passamos a desfrutar do modo de funcionamento do camião em ambiente off-road.
Este modelo K 8×8, apesar de não ter tração permanente às 8 rodas, consegue superar bem os desafios de um ambiente típico de uma pedreira. Quando necessário, é possível ligar a tração às 8 rodas e durante algum tempo circular com a tração total. O teste durou cerca de 15 minutos, pelo que faltou explorar mais o potencial deste modelo, bem como do resto da gama.
Gama renovada
Por sua vez, Rui Santos, responsável engenharia de produto da Renault Trucks (foto), explicou as características da gama C e K, “que tem cinco versões diferentes, e uma grande diversidade de configurações. Esta gama tem duas motorizações disponíveis: motor de 11 litros, nas potências de 380, 430 e 460 CV; motor de 13 litros com 440, 480 e 520 CV. Ambos os motores partilham caixa de velocidades Optidrive.
Para o segmento da construção, os modelos C e K da Renault Trucks podem ser equipados com longarinas reforçadas (várias versões) e também com caixa de velocidades Optidrive Extrem, para aplicações onde a robustez é o fator primordial. Os renovados modelos C e K têm agora de série o painel de instrumentos e o ecrã central totalmente digital, com uma visualização aprimorada, por exemplo, indicando agora a autonomia do camião em quilómetros”.
Com esta renovada gama C e K, a Renault Trucks quer estar na linha da frente em termos de escolha dos clientes, e nesta ação demonstrou ter características técnicas diferenciadoras dos seus modelos, que esperamos poder testar em maior profundidade e dar a conhecer aos leitores da Revista Automotive.