Sara Silva, Corporate Marketing Communications Manager da Valorpneu, apresentou na Conferência Automotive os fundamentos e atividades da entidade nacional, sendo hoje uma referência internacional no âmbito da gestão de pneus em fim de vida.
“A Valorpneu, no âmbito do seu licenciamento como entidade gestora de pneus usados, tem como principal objetivo criar e desenvolver um sistema que permita gerir e processar de forma adequada o fluxo de pneus usados anualmente gerados.
Neste contexto, foi criado o SGPU – Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados, que se define como sendo um sistema articulado de processos e responsabilidades que visa o correto encaminhamento dos pneus em fim de vida, eliminando a deposição em aterro e promovendo a recolha, separação, retoma e valorização. Este sistema é financiado pela cobrança de um Ecovalor aquando da venda de um pneu introduzido no mercado nacional (novo ou usado).
A rede de recolha da Valorpneu em Portugal, é constituída por 40 Centros da Rede de Recolha no Continente e 9 Centros nos Açores e Madeira. Os Centros da Rede de Recolha recebem nas suas instalações os pneus usados a custo zero, livres de encargos para os detentores. No website da Valorpneu há um contador em tempo real que indica o número de pneus em fim de vida tratados (já superou os 172 milhões), as emissões de CO2 evitadas (acima de 3 milhões de toneladas) e o consumo de energia evitado (mais de 91 milhões de Gigajoules)”, destacou.