A Schmitz-Cargobull, através de José Botas, Country Manager de Portugal, esteve presente na Conferência Automotive, e deixou a mensagem de que ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à inovação e eficiência na gestão dos transportes de mercadorias.
De forma clara e objetiva, José Botas demonstrou que “os semirreboques e os camiões não são utilizados de forma eficiente pelas empresas de transporte, onde um semirreboque encontra-se 75% vazio ao longo da sua vida útil, quer esteja imobilizado ou em trânsito. Além disso, a provável eletrificação dos transportes irá exigir uma maior conectividade entre o camião e o semirreboque, aumentando a procura por dados mais rigorosos da pegada ecológica das empresas de logística.
O DMC (Data Management Center) da Schmitz-Cargobull, por exemplo, é um novo ecossistema de fornecedores de soluções baseadas em dados, que conecta sistemas de gestão de frota, marcas de camiões, marcas de semirreboques, softwares de gestão de carga, entre outros, tornando-se a solução mais completa do mercado em termos de integração de informação e dados.
Toda a cadeia de abastecimento poderá agora estar concentrada num único sistema, que reúne as diferentes necessidades das empresas de transporte de mercadorias, facilitando a digitalização”, adiantou. Neste âmbito, como José Botas referiu, ainda há um longo caminho a ser feito pois apenas 1 em cada 10 das cadeias de abastecimento são digitais e cerca de 42% das empresas estão limitadas à integração de novas tecnologias na infraestrutura de software existente, devido à alta complexidade dos mesmos.