O Centro de Produção de Mangualde foi distinguido pela Revista Automotive com o galardão “Prémio Fleet & Service – Made in Portugal”, pela sua valorização da produção nacional em 2022. E é nessa continuidade que a fábrica Stellantis de Mangualde terminou o ano de 2024 com o maior registo, com a produção de cerca de 86.000 viaturas fabricadas, um aumento de 2% em relação a 2023. O ano desta unidade fabril ficou marcado pelo início da produção de viaturas 100% elétricas, que operou transformações significativas na sua área industrial, tanto nos setores de montagem como na ferragem.
Criou uma linha de montagem de baterias para os veículos elétricos ali produzidos. A área de mais de 800 m2 levou à criação de 63 novos empregos e à formação específica de toda a equipa técnica
Dos veículos produzidos em Portugal, 95,5% destinam-se ao mercado de exportação. Este facto sublinha o peso que a Stellantis Mangualde tem na economia nacional e a sua importância no tecido empresarial e industrial da região centro.
A fábrica de Mangualde monta uma gama completa de oito viaturas elétricas de quatro das marcas do grupo: as versões de passageiros e comerciais ligeiros Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo Electric e Peugeot E-Partner e E-Rifter.
A Stellantis liderou o mercado, com uma quota de 25,0%, a Stellantis Pro One, de destacar a unidade de negócio dedicada aos veículos profissionais, com uma quota de 44,7% dos veículos comerciais ligeiros, e 34,5% de quota de mercado dos furgões 100% elétricos.
Conta, à data, com uma força de produção composta por cerca de 900 colaboradores que, divididos por três turnos, produzem uma média de 370 viaturas por dia. Não menos importante e relevante é manter a estabilidade desses colaboradores, responder às necessidades dos clientes e ter planos alternativos, no caso de as necessidades mudarem.
Uma empresa desta envergadura tem todas as competências, capacidades e recursos para se manter ativa e produtiva, por muitos mais anos, com sucessos.