Não há como o negar, o Smart #1 é o novo modelo da marca Smart que, mais do que um veículo para servir a mobilidade, foi concebido para as necessidades do seu utilizador.
É o primeiro carro da nova geração dos carros Smart, totalmente elétrico, o maior de sempre e mais pesado (1820 kg em vazio!), a transformar a vida de quem o conduz. E não é uma transformação qualquer, é uma verdadeira obra de engenharia que se pode verificar na combinação exímia distribuída entre o seu know-how exclusivo em mobilidade elétrica, o design premium da Mercedes e a avançada plataforma SEA da Geely incrustadas em cada detalhe.
Condução imersiva
Estar ao volante do #1 é um prazer imediato que permite ao utilizar deslocar-se tanto num ambiente citadino como numa rota pelas montanhas, sem que para isso perca o conforto de uma condução pura e imersiva, adaptada às necessidades e estilo de vida de cada usuário.
A Automotive teve a oportunidade de conduzir o novo #1 e a experiência começou logo ao entrar na cabina. Sente-se imediatamente a eficiência superior do espaço deste modelo, cuja arquitetura única reflete a plataforma e-mobilidade. Foi evidente como se evidenciou em grande plano o impacto emocional do #1 com características de design únicas, tais como a luz ambiente (com uma palete de 62 cores) e a consola central flutuante.
Com este modelo, o usuário vai fazer um novo amigo. Um avatar de tecnologia inteligente com controlo de voz baseado em IA foi criado e implementado na interface de utilizador, em 3D. Este é o centro do ecossistema conectado do automóvel, da smart app – através da qual os utilizadores podem partilhar a chave digital com os amigos e dos dados da nuvem –, todos ligados à identificação inteligente pessoal e protegidos pelos mais elevados padrões de encriptação cibersegurança.
A bateria é igual para todas as versões, sendo capaz de emitir uma potência de pico de 200 kW (272 CV), 180 km/h de velocidade máxima e uma carga AC de 10-80% a 22 kW, em apenas 3 horas. Com carregamento DC super-rápido, isto pode ser conseguido em menos de 30 minutos. O alcance máximo do WLTP situa-se entre 420 e 440 km.
Com 7 airbags integrados, poderá usufruir ainda de um controlo de cruzeiro adaptativo com função Pare e Siga; sistema de manutenção activa da faixa de rodagem; assistência no ângulo morto; assistência na auto-estrada e no engarrafamento; assistência no estacionamento automático e assistência adaptável de feixe alto de luz; bem como de um motor de 272 cv de potência que permite alcançar a velocidade máxima de 180 km/h, atingindo os 100 km/h em 6,5 segundos com arranque parado.
Os modelos Smart #1 somente estarão disponíveis em várias versões: linha Pro+ (desde 40,950€), linha Premium (edição de Lançamento desde 45,750) e #1 BRABUS (desde 48,450€). Todas as opções de um SUV elétrico compacto num pacote Smart pronto a usar.
Contudo, não há bela sem senão, pois a marca prevê a entrega dos primeiros modelos (previamente encomendados), somente no final do primeiro semestre deste ano, independentemente de o cliente ser um consumidor particular ou consumidor empresarial.