Como parte de sua estratégia de sustentabilidade PLANBLUE, o Grupo RONAL estabeleceu a meta de reduzir em 50% suas emissões de CO2 na produção até 2030 e produzir rodas completamente neutras em CO2 até 2050. A fábrica alemã em Landau está liderando essa iniciativa, produzindo as primeiras rodas de liga leve feitas de 100% de alumínio secundário para o novo MINI Cooper SE Conversível totalmente elétrico.
A produção de alumínio primário é um processo intensivo em energia que impacta o meio ambiente: a balança de carbono do Grupo RONAL mostra que 74% da geração de CO2 é atribuível à obtenção de alumínio. A empresa obtém 100% de seu alumínio de membros da Iniciativa de Administração de Alumínio (ASI), e 63% do alumínio que adquire é produzido com energia renovável comprovada. O fabricante de rodas também é certificado pelo Padrão de Desempenho ASI desde setembro de 2022.
Além disso, o Grupo RONAL vem trabalhando há anos para expandir seus recursos sustentáveis e aumentar a proporção de materiais reciclados em suas operações de produção, a fim de reduzir continuamente a pegada ecológica da empresa. A planta de produção do Grupo RONAL em Landau, Alemanha, pretende obter a aprovação de todos os seus clientes OEM para o uso de alumínio secundário até o meio do ano, a fim de reduzir sua pegada de CO2 pela metade até o final do ano.
Em colaboração com a fabricante de carros MINI, o Grupo RONAL produziu as primeiras rodas de liga leve do mundo feitas de 100% de alumínio secundário para uso em um veículo em produção em série. O novo MINI Cooper SE Conversível está equipado com rodas feitas de 40% de material pré-consumidor e 60% de material pós-consumidor.
Os resíduos pré-consumidor incluem resíduos de alumínio, como cavacos gerados na produção, que devem ser processados em um estágio intermediário antes de serem reintroduzidos no processo de fusão. Eles devem ser lavados e secos antes de poderem ser reutilizados.
O alumínio pós-consumidor é fornecido pela empresa Eccomelt. A qualidade é a mesma do alumínio primário e atualmente apresenta a melhor pegada de CO2 do mercado. Ao usar material reciclado, as emissões de CO2e na produção podem ser reduzidas em até 75%. No final de sua vida útil, a roda de liga do MINI Cooper SE Conversível pode ser reciclada para fazer uma nova roda.