Distinguida no ano passado com Prémio Fleet & Service Pesados pela Revista Automotive, com base na transparência e preços controlados da sua campanha destinada aos serviços de pós-venda, a marca DAF volta a demostrar a sua força com o relançamento da sua campanha Em Boa Forma de 2023.
Para falar sobre a estratégia por detrás desta campanha, Juno Cesário, District PartsManager PACCAR Parts Europe, dá-nos a conhecer o âmbito desta iniciativa.
“Temos um enorme orgulho! Orgulho na nossa nova gama de viaturas, pela sua inovação e qualidade, orgulho nos nossos serviços e nos técnicos DAF, nas longas horas de formação; orgulho na atividade de peças e logística, nas pessoas que diariamente fazem chegar soluções a clientes; orgulho nas nossas ideias e programas como DAF Webshop e PACCAR Parts Fleet Services e, especial orgulho, na rede de concessionários DAF em Portugal onde contamos atualmente com dois concessionários Full Dealer e seis localizações Service Dealer, estrategicamente distribuídos por todo o país.
Superar desafios
Acreditamos no sucesso! Ano-após-ano sempre conseguimos superar o exercício anterior, com novas ideias, novos produtos e novas ações dirigidas aos nossos clientes. Os concessionários DAF em Portugal têm-se mostrado à altura do desafio seguindo um sólido plano de investimentos nas suas instalações em disponibilidade de peças, em técnicos e em otimização de recursos, tudo para disponibilizar aos clientes mais e melhores soluções de serviço dando resposta às necessidades emergentes do setor.
O ano de 2022 foi um excelente ano para o pós-venda da DAF e, 2023, revela-se um ano de oportunidades para continuar a crescer e consolidar relações. Continuaremos em 2023 a desenvolver estratégias chave para o sucesso na rede DAF tais como “First Time Right” e “One-Stop-Shop”, ou seja, a capacidade de prestar serviços de qualidade a cada visita ao concessionário, não só a viaturas DAF, mas também ao semirreboque e mesmo a viaturas de outras marcas através da TRP (peças para todas as marcas de viaturas com a garantia PACCAR), onde iniciámos por toda a América e Europa a criar uma rede de serviço sobre a marca TRP.
Investir em talento
Continuaremos a investir em técnicos com ações de captação de talentos como é exemplo o programa “made for DAF”, bem como em novas tecnologias de informação ao cliente como é o “DAF Connect” (conectividade inteligente da viatura para soluções logísticas mais eficientes), e a loja online de peças “DAF Webshop” (com informação em tempo real de preços e stock e um programa de fidelização com pontos por compras que pode ser usado na loja DAF).
Sabemos, porém, o quanto tem sido difícil para todos no setor os últimos tempos, com escassez de componentes, sucessivos aumentos de preço e incremento dos custos operacionais afetando o TCO. Somos sensíveis a estes fatores e “Juntos hoje, mais fortes amanhã” tem sido um dos pilares para as ações que desenvolvemos. Efetuámos fortes investimentos em stock para garantir uma maior disponibilidade de peças, melhorámos a sua logística e entrega, criámos garantias alargadas de 2 anos para alguns componentes, disponibilizamos a capacidade de identificação, informação de stock em tempo real 24 horas por dia, tudo para garantir que o cliente DAF tenha uma solução rápida, seja na sua própria oficina, seja no seu concessionário DAF.
Fazer a diferença
E claro, o fator preço, não só da peça, mas de todo o serviço. Face à procura crescente de transporte rodoviário torna-se critico para qualquer transportador maximizar a fiabilidade da viatura onde peças e serviços de qualidade assumem elevada importância. É aqui que procuramos fazer a diferença com uma mensagem clara: serviços de qualidade, peças e mão-de-obra incluída, a preços fixos e competitivos, tudo para manter o camião DAF em “Boa Forma”.
Esta é a base da nossa campanha de serviços nas oficinas DAF em Portugal. Conhecida como campanha “Boa Forma”, definimos vários serviços de manutenção e substituição de componentes como pastilhas, discos, radiador, embraiagem entre outros a preços fechados, permitindo aos nossos clientes ter acesso a serviços de qualidade sem sofrer de variações de custo, inflação ou outro durante o período da campanha (a que temos a decorrer iniciou a 1 de abril terminará a 30 de junho próximo). Serviços de qualidade na marca sem romper o orçamento, para uma maior fiabilidade da viatura e como tal mais quilómetros percorridos.
Tem sido um sucesso, cada vez mais clientes optam por fazer a manutenção e reparação das suas unidades na rede de concessionários DAF, porque respondemos às suas necessidades de serviço, de disponibilidade e de custos com uma solução prática e transparente. Esse é o nosso objetivo.
Acreditamos que a rede de concessionários DAF tem a melhor relação preço-qualidade para a manutenção e serviço de uma viatura da nossa marca, e esforçamo-nos para que os nossos clientes se sintam confiantes de uma boa decisão quando visitam um concessionário da nossa rede. Afinal de contas nada supera o original DAF”, enfatizou Juno Cesário.