A Suzuki Motor Ibérica celebra duas décadas de êxitos, nas quais consolidou a sua presença em Espanha, Portugal e Andorra. Os mais de 160 mil automóveis comercializados nestes vinte anos confirmam a aceitação que a Suzuki sempre teve na Península Ibérica, onde os valores da sua marca, gama de modelos, fiabilidade dos seus produtos e qualidade de serviço penetraram profundamente no público.
Esta história começou em 2003, quando a Suzuki criou a sua própria filial em Espanha para distribuir, comercializar e prestar assistência aos automóveis Suzuki importados das fábricas do Japão, Hungria e Índia. Em 2014, a Suzuki Motor Ibérica absorveu a Suzuki Motor Espanha, uma filial da Suzuki Motor Corporation dedicada à fabricação e comercialização de motos.
Valores da marca
Assim, a nova Suzuki Motor Ibérica iniciou o seu percurso tendo à frente Koji Tarumoto, com uma equipa de 32 pessoas, uma rede de 63 concessionários e um centro logístico de peças em Manzanares (Ciudad Real). Vinte anos depois, a marca conta com 60 colaboradores, 63 concessionários de automóveis em Espanha e Andorra, 12 em Portugal e 53 concessionários de motos em Espanha e Andorra, com uma presença sólida na Península Ibérica.
Ao longo destas duas décadas, a Suzuki Ibérica comercializou 160 mil automóveis em Espanha, 2.500 em Portugal (desde 2015), e disponibilizou o seu serviço de pós-venda aos mais de 260 mil automóveis da marca que fazem parte do seu parque automóvel.
Prémio Automotive
Para Juan López Frade, presidente da Suzuki Ibérica desde 2017, “foram duas décadas muito intensas que vivi na primeira fila, quando entrei à recém-nascida Suzuki Ibérica em 2003, como diretor geral comercial e de marketing. Quero agradecer ao público espanhol, andorrano e português o carinho, simpatia e aceitação que sempre demonstraram para com a Suzuki.
São muitos os profissionais que fazem e fizeram parte desta família que, com dedicação, talento e muito esforço fizeram a Suzuki crescer. Também a rede de concessionários teve um papel importante nesta nossa trajetória, graças à confiança que sempre depositaram na marca. Com esta marca, esta equipa e esta rede de concessionários, enfrentamos qualquer desafio hoje e no futuro”, destacou Juan López Frade.
De recordar que, apesar da pandemia, a Suzuki Motor Ibérica foi distinguida em 2020 pela Revista Automotive com o Prémio Fleet Service na categoria Dinâmica Empresarial, sendo o primeiro órgão de comunicação nacional do setor automóvel a reconhecer o trabalho da marca e da empresa, no mercado ibérico.