A BYD (Build your Dreams) não é apenas uma marca especialista em mobilidade elétrica, é também um fabricante de referência mundial de viaturas elétricas (BEV e PHEV) que deu o primeiro passo dentro da Europa, em 1998. É, atualmente, a única empresa no mundo a fornecer soluções de mobilidade elétrica para todo o mercado e o único fabricante automóvel do mundo a cessar a produção e comercialização de viaturas movidas a combustão.
Posicionada como sendo uma das maiores empresas na vanguarda da inovação sustentável, é reconhecida globalmente pelo seu compromisso no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e amigas do ambiente, comprometendo-se em ajudar a “arrefecer o planeta em 1ºC”.
Chega, finalmente, a Portugal, pelas mãos do Grupo Salvador Caetano que já comercializada a marca e os seus modelos em Espanha (conforme noticiámos na edição de abril da Automotive), trazendo consigo uma proposta única, traduzida em 3 modelos 100% elétricos de cortar a respiração. A Automotive teve a oportunidade de estar presente no lançamento dos: BYD ATTO 3, BYD TANG e BYD HAN, realizado em Lisboa.
Novidades
O modelo BYD ATTO 3 é o primeiro automóvel da marca desenvolvido para o mercado europeu e que incorpora a e-Platform 3.0, tornando-se, assim, na sua mais recente novidade. Apresenta-se como um SUV compacto e uma linguagem de design “Dragon Face”, uma ponte entre a cultura chinesa milenar e os gostos europeus modernos. Foi desenvolvido para proporcionar um desempenho otimizado e uma experiência de condução única.
É alimentado por um motor de 150 kW/204 cv/204 bhp, 310 Nm de binário capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 7,3 segundos. A sua Blade Battery, fabricada em fosfato de ferro-lítio (LFP), que dispensa o cobalto, disponibiliza uma maior segurança, resistência e durabilidade como níveis de consumo de combustível que se nivelam por 15,6 kWh/100 km em ciclo combinado, bem como, uma autonomia de até 565 km em ciclo urbano e de 420 km em ciclo combinado (WLTP).
Esta plataforma integra a bateria no chassis, o que proporciona, não só, uma maior rigidez estrutural e uma segurança de colisão significativamente melhorada – comprovadas pela obtenção da pontuação máxima (5 estrelas) nos testes Euro NCAP -, como também melhora o centro de gravidade, aumentando a sua dinâmica, com base em carroçarias mais baixas e com melhores taxas de penetração aerodinâmica e saliências mais curtas.
Este modelo já está disponível em duas versões, ambas totalmente equipadas e com uma vasta gama de equipamento de série. A versão Comfort dispõe de carregamento 1 WLTP (Worldwide Harmonized Procedure for the Test of Light Vehicles); teto de abrir panorâmico, sistema de navegação e um ecrã táctil central rotativo de 12,8 polegadas. A versão Design topo de gama acrescenta a porta da bagageira elétrica, um sistema de purificação do ar condicionado e um ecrã de 15,6 polegadas.
Espaço SUV
O modelo BYD TANG, por sua vez, é um SUV familiar que se destaca pelo seu espaço e ambiente, proporcionando um habitáculo espaçoso com capacidade para 7 passageiros e um desempenho extraordinário. Com um design caracterizado por uma linha de tejadilho alongada e linhas características, este modelo representa a combinação perfeita de elegância, sofisticação e dinamismo. A sua essência premium salta à vista no interior, todo ele revestido de materiais e acabamentos de elevada qualidade e uma avançada tecnologia.
No painel de bordo, o ecrã multimédia de 12,8 polegadas é o centro do TANG. Beneficia também das vantagens da Blade Battery que, neste caso, proporciona uma capacidade de 86,4 kWh e, graças à utilização de LFP (fosfato de ferro-lítio), dispõe de uma vida útil mais longa do que as baterias de lítio. Destaque também para a sua aceleração, alcançando os 100 km/h em 4,6 segundos. O BYD TANG, na sua versão única Flagship, tem uma gama completa de equipamento de série que não passa despercebida.
Elegância e performance
Como porta-estandarte da gama da BYD chega o BYD HAN, um veículo que combina um conforto excecional com um desempenho de topo e equipamento de série impressionante. O seu design premiado caracteriza-se por linhas elegantes e estreitas, com os puxadores das portas embutidos, permitindo alcançar uma eficiência aerodinâmica sem igual, cujo coeficiente de atrito fica na ordem dos 0,23. O seu interior oferece aos ocupantes estofos em couro Nappa perfurado e um painel de instrumentos revestido a couro preto.
Já os passageiros dos bancos traseiros beneficiam de um ecrã multimédia de 7 polegadas integrado no apoio de cabeça central que lhes permite controlar o sistema de climatização, acionar o teto de abrir panorâmico ou escolher entre 31 tonalidades de iluminação ambiente disponíveis. Com uma autonomia de até 662 km em ciclo urbano e 521 km em ciclo combinado, os dois motores elétricos e o sistema AWD desenvolvem em conjunto uma potência máxima de 380 kW/517 cv e com uma aceleração que o leva dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos.
As boas notícias não se ficam por aqui. A abertura das primeiras instalações da BYD já aconteceram em Portugal, na Pioneer Store, em Lisboa e sucedem-se no Porto, Vila Nova de Gaia, Cascais e Setúbal. E até já há um veículo da BYD a circular no nosso país. O primeiro modelo vendido foi o BYD HAN – sedan premium 100% elétrico – que foi entregue no concessionário da Caetano TEC, em Vila Nova de Gaia.