A DAF lançou uma nova gama de camiões de construção, denominados XDC e XFC, num grande acontecimento realizado na região de Zuid-Limbur, na Holanda. A Revista Automotive participou desse evento, onde Eduardo Gaspar (foto) diretor da Automotive, testou os novos camiões num ambiente de pedreira, cujas imagens já estão disponíveis no canal YouTube da Automotive.
Com estes modelos destinados ao mercado da construção, a DAF completa a sua gama bem-sucedida da nova geração XD, XF, XG e XG⁺ com um com um conjunto de tratores e rígidos de tração dupla para aplicações em estrada e todo-o-terreno. Estes incluem os novos veículos XDC e XFC Construction, que estão agora também disponíveis nas versões de eixos 4×2.

Os veículos de construção XDC e XFC da nova geração distinguem-se pela grelha preta dominante e por um para-choques de aço robusto, placa de proteção do radiador em aço e duas luzes de nevoeiro LED sem manutenção, profundamente embutidas no para-choques para máxima proteção. Está disponível como opção um degrau inferior flexível.
A nova geração XDC e XFC apresenta uma elevada distância em relação ao solo de até 40 centímetros e um ângulo de aproximação de 25 graus, o que a torna ideal para aplicações que exijam uma condução regular todo-o-terreno. O XDC e o XFC estão disponíveis em configurações de eixos 8×4, 6×4 e, pela primeira vez, 4×2.

Vasta gama de tandens
Para uma excelente tração em condições exigentes, a DAF disponibiliza os seus camiões XDC e XFC com possibilidade de escolha de eixos de tração dupla e manutenção reduzida: desde um tandem leve de 19 toneladas com redução simples (SR1132T), suspensão de molas e travões de disco ou tambor a variantes de 21 e 26 toneladas (SR1360T) com redução simples, travões de disco e suspensão pneumática.

Para aplicações pesadas e todo-o-terreno, o eixo de 21 e 26 toneladas está também disponível com redução do cubo (HR1670T). Os eixos estão disponíveis com uma vasta gama de opções de relação do eixo traseiro de 3.46:1 a 7.21:1 para ajustar perfeitamente a especificação à tarefa individual.

Conjunto propulsor e tomadas de força
Para aplicações que possam necessitar de tração adicional, a DAF disponibiliza uma opção de tração dianteira hidráulica para as versões de trator 4×2 do XD, XDC, XF e XFC. Este sistema “PXP” robusto e de fácil manutenção, pode ser ativado através de um interrutor no tablier.
O bom desempenho em termos de eficiência de combustível – resultando em emissões mais baixas – é o resultado, entre outros, de um design e aplicação altamente aerodinâmicos das mais recentes transmissões PACCAR MX-11 e MX-13 com caixa de velocidades TraXon. Esta transmissão automática inclui, mediante pedido, software todo-o-terreno dedicado e funcionalidades “ASR-Off” e “Rock-Free” para arrancar em condições escorregadias e para facilitar uma oscilação rápida, para ajudar a libertar o veículo em circunstâncias extremamente adversas.

Com estes modelos, a marca DAF sob a fasquia dos camiões destinados ao setor da construção, com uma vasta gama de tomadas de força (PTO), para responder à grande variedade de requisitos dos clientes nos segmentos profissional e de construção. O programa inclui PTO do motor posicionadas na posição de 1 hora, para aplicações pesadas, e uma versão na posição de 11 horas para aplicações mais leves, bem como opções de PTO indireta que podem ser montadas na parte dianteira do motor para sistemas de carregamento por ganchos ou camiões basculantes. Está também disponível uma gama completa de PTO da caixa de velocidades, com as mais recentes evoluções da marca e do grupo Paccar.