A convenção internacional do Grupo Sampa, realizada recentemente, em Samsun, na Turquia, foi o encontro ideal para a Sampa Ibérica também apresentar os seus planos de continuar a crescer as suas atividades no setor de pós-venda, em Portugal e em Espanha. Nesta entrevista concedida à Automotive, Hernan Marqués, diretor geral da Sampa Ibérica, abordou alguns dos tópicos desenvolvidos no evento.
“A nossa convenção, onde tivemos a presença de todo o staff do Grupo Sampa, bem como dos diretores das diversas sucursais da Sampa que estão localizadas em vários pontos do mundo, foi crucial para atualizarmos as informações comerciais, financeiras e técnicas da empresa.
Além disso, o evento proporcionou discussões sobre projetos futuros, soluções para novos produtos a serem desenvolvidos nas nossas fábricas e mudanças organizacionais, para além da apresentação de novos colegas e diretores, e futuros responsáveis das novas regiões onde a Sampa, brevemente irá estar presente”, sublinhou Hernan Marqués.
Um dos destaques referidos no evento foi o anúncio da abertura de escritórios e de armazéns da Sampa no Brasil. Este responsável enfatizou que a empresa está trabalhando arduamente nesse projeto, e aguarda a homologação dos seus produtos, visto que a venda de determinados tipos de produtos no Brasil, está sujeita a um processo mais complexo. Na qualidade de fabricante, a Sampa também pretende competir com os produtores de peças locais, e assim estimular a diversidade de peças e aumentar a oferta para o cliente.
O processo de homologação de produtos para distribuição no Brasil foi apontado como uma etapa fundamental para a formação da empresa no país. Hernan Marqués mencionou os passos necessários para estabelecer a empresa, formar equipas e encontrar um local adequado para o primeiro armazém. Segundo ele “é provável que a Sampa venha a ter mais do que um armazém no Brasil, especialmente em São Paulo, região com grande desenvolvimento empresarial”.
Mercados a conquistar
No entanto, as ambições da Sampa não se limitam ao Brasil, pois a estratégia de expansão do Grupo Sampa também passará por uma maior presença no Mercosul, em países como a Argentina, Uruguai e Chile, bem como em alguns países em África, como a Zâmbia, com o eventual estabelecimento de uma joint-venture, ampliando os negócios da Sampa também no continente africano.
Outro ponto de destaque durante a convenção foi a integração de novos colegas holandeses na equipa da Sampa Internacional, reforçando a força de vendas do Grupo. Para Hernan Marqués o futuro da Sampa “também assenta em continuar a expandir a sua presença em mercados estratégicos, aumentando o seu potencial em termos de vendas, e assegurar um crescimento sustentável.
Exemplo disto é o trabalho que temos vindo a desenvolver na península ibérica nestes últimos 3 anos, sobretudo em Portugal, onde dispomos de uma boa rede de parceiros distribuidores e uma cada vez maior notoriedade de marca e do nosso portfólio de produtos. Iniciámos as atividades da Sampa Ibérica em plena pandemia, e desde então temos vindo a registar bons resultados, em conjunto com os nossos distribuidores”, ressaltou.
A distinção atribuída pela Revista Automotive à Sampa Ibérica, pela sua dinâmica empresarial, também foi referenciada durante a convenção internacional do Grupo, reafirmando os bons resultados da unidade localizada em Madrid. “Os números registados nos primeiros 5 meses deste ano estão dentro das metas estabelecidas e, tendo em conta as encomendas que temos em carteira, temos bons indicadores para acreditar que o ano de 2023 será um dos melhores, na ainda recente história da Sampa Ibérica.

Gestão ativa
Ultrapassámos a fase de estruturação da empresa na península ibérica; formámos uma equipa coesa e bem oleada; implementámos um modelo de negócio ágil e flexível; ampliámos o nosso stock de peças e equipamentos; organizámos a nossa rede de distribuidores e, também, otimizámos a nossa logística, fatores estes que possibilitaram a Sampa Ibérica alcançar bons resultados em menos de 3 anos de existência”, recordou Hernan Marqués.
Segundo ele, “a Sampa Ibérica continuará a aumentar a sua visibilidade por meio de atividades com parceiros e distribuidores. Internacionalmente, o Grupo Sampa deverá participar em eventos e competições, como é o caso do Campeonato Europeu de Camiões, apoiando uma equipa e, neste sentido, deveremos realizar uma ação com os nossos diversos clientes, durante a prova que está agendada para o circuito de Jarama, em Madrid, a realizar-se ainda este ano.
Estamos muito confiantes nos objetivos realistas que foram estabelecidos, pelo nosso Grupo, para a Sampa Ibérica. Portugal é um país estratégico para os objetivos da nossa empresa, mercado onde contamos com um bom desempenho na exportação dos nossos produtos para as antigas colônias, regiões igualmente importantes dentro da estratégia de expansão do Grupo Sampa”, finalizou Hernan Marqués.
A convenção internacional do Grupo Sampa também ficou marcada pela presença da empresa no salão Automechanika, realizado em Istambul, evento onde pode apresentar uma parte da sua gama de produtos, e interagir num ambiente festivo com os seus clientes, parceiros e distribuidores no seu stand.
.
