Um comercial de carga é um utilitário que, como a designação indica, serve para o trabalho e carregar “tudo” aquilo que o utilizador necessitar. Mas isso é a versão monótona de um qualquer comercial, conceito que a Volkswagen veio desafiar com a produção do ID Buzz Cargo, o verdadeiro comercial 100% elétrico da marca que, aos poucos, está a conquistar o seu lugar.
A Automotive já havia publicado as imagens das primeiras versões transformadas para frotas do ID Buzz Cargo, por ocasião da sua apresentação no IAA de Hannover e, agora, em Portugal, realizámos um ensaio dinâmico deste modelo que se mostrou muito versátil, com características estéticas únicas, e com uma amplitude de aplicações nas frotas urbanas muito acima das opções existentes no mercado.
Este modelo provoca admiração pelo seu exterior, pois conta com linhas apelativas, ao mesmo tempo que transmite alguma sobriedade pelo arrojo da sua construção. No modelo que ensaiámos, as duas cores da carroçaria, os faróis “rasgados” e a grelha frontal, são fatores de diferenciação, pouco comuns para uma viatura comercial.

Espaço e conforto
A condução é fácil e intuitiva, apesar dos 4,71 metros de comprimento e os quase dois metros de largura. O diâmetro de viragem, de 11 metros, permite uma manobra e inversão de marcha com a viatura quase parada. Em andamento, a aceleração é rápida e a manobra é ainda mais fácil e muito agradável.
Nesta versão de três lugares, a visão para o espaço de carga está bloqueada com uma placa colocada atrás dos passageiros. No entanto, esta situação é suprimida com diferentes equipamentos de apoio à condução, como o Front Assist com deteção de peões e ciclistas; os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; a câmara de apoio às manobras de marcha a trás, entre outros.
Outro equipamento de segurança importante é o Travel Assist que, com os dados que são recolhidos pelo sistema, auxiliam à condução, orientando o condutor a manter-se na faixa de rodagem, bem como a distância necessária relativamente ao automóvel da frente e, também, a velocidade máxima definida.
Contudo, é no espaço disponível que a ID Buzz Cargo consegue mostrar todo o seu potencial. Conta com uma grande volumetria e muita flexibilidade para ajustar a carga, podendo carregar até duas Euro paletes e 1000 kg de peso máximo rebocável.

Autonomia sem sustos
A autonomia anunciada de 412 quilómetros deste comercial 100% elétrico pode, com cautela do condutor, ser aproximadamente alcançada. Para isso, é necessário não carregar muito no acelerador e aproveitar ao máximo as descidas e as travagens, que “devolvem”, de forma regenerativa, uma parte da energia à bateria. Com este tipo de condução, o ID. Buzz cumpre e bem a sua missão numa rotina citadina, mesmo nesta vertente puramente comercial.
Com 150 kW (204cv) o ID. Buzz Cargo está totalmente equipado para os negócios da era digital. O volante multifunções com Cruise Control Adaptativo, a câmara traseira, os sensores de marcha atrás e as jantes de liga leve de 19’’, são alguns dos equipamentos de assistência à condução, que fazem parte do pacote tecnológico do ID.Buzz Cargo.
De referir que o software do sistema de infoentretenimento pode ser atualizado por via remota, assim como as funções relacionadas com o carregamento ou apoio ao condutor. Numa altura em que quase todas as marcas estão focadas nas versões elétricas de passageiros, algumas delas, como é o exemplo da Volkswagen, viram-se agora para o mercado comercial. Será aí a próxima batalha pela autonomia das baterias? O futuro o dirá.
