Conforme noticiámos na entrevista a Heinz-Jürgen Löw, Senior Vice-President Light Commercial Vehicle da Renault, com o novo Trafic Van E-Tech elétrico, a Renault passa a dispor de um VCL totalmente elétrico em cada segmento.
Com uma bateria de iões de lítio de 52 kWh de capacidade 100% utilizável, segundo a Renault, o novo Trafic Van E-Tech Electric pode percorrer até 297 km entre cargas (WLTP). Isto é, normalmente, suficiente para um dia inteiro de trabalho, dependendo das aplicações. A marca anuncia que as baterias têm uma garantia de 8 anos ou 160 000 km. Enquanto a cobertura estiver ativa, são substituídas gratuitamente se o seu estado descer abaixo dos 70% do seu nível nominal.
O novo Trafic Van E-Tech Electric é alimentado por um motor de 90 kW (122 cavalos) de potência que fornece 245 Nm de binário instantaneamente disponível, pelo que a sua condução é suave e relaxante em todas as circunstâncias. O modo Eco limita a potência do Trafic Van E-Tech Electric, mas assegura uma ainda maior autonomia, e também existe uma opção de “long range” (longo alcance) limitada a 90 km/h, que proporciona uma autonomia de 322 km.
O sistema de travagem hidráulico convencional inclui agora um ARBS (Sistema Adaptativo de Travagem Regenerativa), que maximiza a recuperação de energia.
O novo Trafic Van E-Tech Electric apresenta uma escolha de três tipos de carregadores:
- Um carregador monofásico de 7 kW CA que funciona com todos os tipos de tomadas domésticas
- Um carregador rápido de 22 kW CA para estações públicas, que permite um carregamento de 50 km de autonomia (WLTP), em menos de 25 minutos
- Um carregador rápido de 50 kW DC estará disponível no próximo ano