Integrada no grupo Michelin, a Euromaster é um dos conceitos oficinais com maior presença na península ibérica. Atualmente, congrega 524 oficinas, na sua grande maioria franchisadas, sendo que 88 oficinas estão localizadas em Portugal. Presente em 18 países, a Euromaster conta com mais de 2.700 oficinas abandeiradas na Europa, empresas que geram emprego para mais de 10.700 profissionais.
Vítor Soares (foto), diretor de marketing da Euromaster para a península ibérica, recebeu a Revista Automotive nas instalações da empresa em Madrid onde, nas linhas que se seguem, aborda o atual momento da sua rede que, apesar da forte concorrência exercida por outros conceitos de reparação automóvel, continua a crescer e a cativar novas oficinas nos dois países.
“Historicamente, a Euromaster sempre esteve muito identificada com o serviço de venda e montagem de pneus, principalmente pelo facto de estarmos ligados ao grupo Michelin. Com o objetivo de estar sempre na vanguarda da mobilidade das pessoas desde a década de 1970, as oficinas aderentes ao nosso conceito estão a ampliar os seus serviços de mecânica rápida, disponibilizando mudança de óleo, substituição de amortecedores, serviço de manutenção de ar-condicionado auto e, sobretudo, revisão oficial das principais marcas automóveis.
Para acompanhar a constante evolução do parque circulante, temos vindo a realizar ações de formação dos profissionais da nossa rede oficinal capacitando-os, tecnicamente, para trabalharem com veículos elétricos, possibilitando-os uma intervenção ainda mais segura neste tipo de viaturas. Portugal e Espanha têm vindo a evoluir muito no âmbito dos conceitos oficinais e, no caso concreto da Euromaster, não somente crescemos em novos aderentes, mas sobretudo temos sido vanguardistas na implementação de determinados serviços e estratégias de gestão.
Serviços e digitalização
Como dispomos de uma rede bastante sólida e bem estruturada, as nossas oficinas estão capacitadas para disponibilizar serviços que abrangem praticamente todo o tipo de viaturas, tais como de ligeiros de passageiros, comerciais, SUV’s, 4×4, para além de camiões, autocarros, empilhadores, máquinas agrícolas e de engenharia civil.
Estamos a implementar um processo de digitalização da nossa rede, para ajudarmos os nossos associados a enfrentarem com sucesso os novos desafios e as novas regras do setor reparação automóvel, promovendo uma gestão centralizada de compras de peças e pneus, aumentando a eficiência das oficinas na nossa rede. Outra novidade, é a criação de um serviço digital de gestão estruturado para motoristas autónomos de camiões e também para as pequenas frotas de camiões, dotando-os de ferramentas digitais de manutenção preventiva dos seus camiões.
Bons resultados
2023 foi um ano globalmente positivo para a Euromaster nos dois países, graças ao bom trabalho de todas as equipas lideradas por Francis Ferreira, nosso CEO, bem como da nossa rede franchisada e própria e, também, pela confiança e fidelização dos nossos clientes. Em 2024, queremos continuar a crescer de forma estruturada e alcançar uma maior cobertura do parque circulante de veículos ligeiros e também de veículos pesados.
A nossa estratégia não assenta apenas em vender serviços, peças e pneus, mas sobretudo disponibilizar espaços oficinais bem equipados e dotados das novas tecnologias, para que possam alcançar níveis de eficiência e de qualidade acima da média, sem descurar a formação, segurança e bem-estar dos nossos profissionais.
Trabalhamos com as principais marcas de pneus premium e, também, com as principais gestoras de frota. Apesar de dispormos de uma boa cobertura geográfica em Portugal, continuaremos a expandir a rede Euromaster, pois ainda há margem para crescermos em grandes centros como o Porto e, também, em regiões mais remotas no centro e norte do país, pelo que nos próximos 2 ou 3 anos, deveremos alcançar um número próximo das 600 oficinas Euromaster na península ibérica”, destacou Vítor Soares à Revista Automotive.