Patrícia Troca, media editor da Cision Portugal, abordou fatores relacionados com o setor dos media, apresentando questões como: Quais são as iniciativas mais mediáticas da minha marca? Preciso de as comunicar mais? Ou estão ultrapassadas?, tomando por base num amplo conjunto de informações que a Cision dispõe, sobretudo de notícias divulgadas das marcas automóveis, em diferentes meios.
“Aceitamos o desafio da Automotive para apresentar nesta Conferência o impacto das notícias automóveis nos meios. De referir que âmbito de uma profícua parceria, mensalmente realizamos a medição e valorizamos o impacto das notícias automóveis publicadas na Revista Automotive e no Site Automotive. A Cision Portugal está a completar 40 anos em Portugal e, no mundo, estamos presentes em mais de 170 países, contamos com mais de 120 mil clientes e acima de 3 mil colaboradores que trabalham informações em mais de 40 idiomas.
É importante ressaltar que há uma tendência decrescente no número de notícias automóveis divulgadas pelos meios em geral (incluindo no digital), tendência iniciada na pandemia, com especial incidência no ano de 2021 sendo que, em 202,2 o espaço mediático continuou dominado pela conjuntura internacional (invasão da Ucrânia, etc.), o que levou as marcas a apostar em redes socias próprias”.