O ano de 2024 assinala um momento histórico com a comemoração do 125.º aniversário da Castrol, referência mundial em lubrificantes e, atualmente, integrada no grupo BP. Ao celebrar mais de um século de existência, a Castrol desvendou uma nova estratégia, e também deu a conhecer um logótipo especial comemorativo à efeméride, que será utilizado durante o ano de 2024 em eventos e patrocínios, por todo o mundo.
Segundo a empresa, a Castrol foi fundada por Charles “Cheers” Wakefield com o nome de “CC Wakefield & Company”. Em 1899, Charles deixou o seu emprego na Vaccum Oil para iniciar um novo negócio de venda de lubrificantes para comboios e maquinaria pesada.
No início do novo século, Wakefield interessou-se por duas novas invenções motorizadas e desportivas: o automóvel e o avião. A empresa começou a desenvolver lubrificantes para estes novos motores que precisavam de lubrificantes que fossem suficientemente líquidos para um arranque em temperaturas frias e suficientemente espessos para funcionarem a temperaturas muito altas.

Os investigadores de Wakefield descobriram que ao adicionarem uma medida de óleo de rícino (castor oil), um óleo vegetal retirado das sementes da planta de rícino, isso resultava. Deram ao novo produto o nome “Castrol”. Em 1919, John Alcock e Arthur Brown escolheram a Castrol para lubrificar o seu motor no primeiro voo transatlântico.
Novos desafios
Tendo contribuído para o desenvolvimento de um tipo de lubrificante de motor inovador, CC Wakefield foi pioneiro num novo método de levar os clientes a reparar no produto: o patrocínio. O nome Castrol surgiu em faixas e bandeiras em eventos competitivos de aviação, corridas de automóveis e nas tentativas de bater o recorde de velocidade em terra.
Por volta de 1960, o nome do lubrificante de motor já havia superado em grande escala o do fundador da empresa e, por conseguinte, “CC Wakefield& Company” tornou-se simplesmente Castrol Ltd. Em 1966, The Burmah Oil Company comprou a Castrol e, em 2000, a Burmah-Castrol foi comprada pela BP.

Para além de uma herança de paixão e velocidade, a marca Castrol também representa inovação e desempenho:
2012 – o Rover Curiosity da NASA iniciou a sua missão em Marte com uma massa lubrificante Castrol
2015 – a Castrol lançou o Nexcel, um sistema de mudança de lubrificante concebido para reduzir as emissões de tubo de escape, reciclar o lubrificante usado e simplificar as mudanças de lubrificante
2017 – a Castrol lançou o seu primeiro lubrificante de motor bio-sintético com 25% de lubrificante renovável à base de plantas

Atualmente, a Castrol está a desenvolver e a testar novos produtos e modelos empresariais para adaptar-se aos desenvolvimentos nas áreas de sustentabilidade, mobilidade e digitalização. Os desenvolvimentos recentes incluem: fluidos de corte que permitem que o setor utilize menos água; fluidos para transmissões que estão a ser utilizados nos mais recentes automóveis elétricos; redução no custo de funcionamento das turbinas eólicas ao prever quando estas vão precisar de manutenção; permitir que os automobilistas reservem serviços automóveis online em oficinas recomendadas, entre outros.
O sucesso da Castrol deve-se muito à filosofia original de Charles Wakefield. Este apoiou-se na ajuda e incentivo dos seus clientes para desenvolver os seus novos lubrificantes Castrol, porque tinha a visão de que trabalhar em parceria era a melhor forma de obter sucesso para ambas as partes. Esta lógica é tão relevante atualmente como o era nessa época.

A Castrol hoje
Michelle Jou, CEO da Castrol, declarou que: “na celebração dos nossos 125 anos, a Castrol não só reflete sobre o passado, como também traça um rumo para o futuro. A nossa estratégia “Onward, Upward, Forward” simboliza o nosso empenho em acelerar o progresso dos nossos clientes, ajudando-os a enfrentar os desafios futuros.
Queremos fazer crescer a nossa atividade principal de novas formas, utilizando a nossa tecnologia de ponta e a nossa marca global de confiança para permanecermos na vanguarda do setor.
Por sua vez, Silvia Barata, presidente da BP em Portugal, salientou que: “a Castrol, presente no mercado português há várias décadas, teve sempre um elevado reconhecimento por parte dos nossos clientes em termos de qualidade, desempenho e liderança tecnológica. Lubrificantes como o Castrol GTX e o Castrol EDGE, tornaram-se icónicos no mercado nacional e contribuíram decisivamente para a elevada notoriedade e prestígio da nossa marca”.