Em colaboração com a Coca-Cola e a Air Liquide, a Toyota está a realizar um programa piloto para um novo camião de longo curso com célula de combustível de hidrogénio e zero emissões de escape. A Toyota forneceu um camião a hidrogénio de teste, para demonstrar a eficiência e a viabilidade da tecnologia de células de combustível para transporte pesado
Os camiões pesados equipados com tecnologia de células de combustível de hidrogénio, têm o potencial de reduzir a pegada de carbono das operações logísticas de longo curso e estimular o desenvolvimento de uma infraestrutura sustentável de reabastecimento de hidrogénio
O camião movido a hidrogénio utiliza módulos de células de combustível Toyota que combinam moléculas de hidrogénio (H₂) e oxigénio (O₂) em água, enquanto geram eletricidade simultaneamente. Como resultado, a única emissão pelo escape é a água. Segundo a Toyota, o reabastecimento rápido garante elevadas taxas de utilização.
Este camião tem como base o chassis e cabine do DAF modelo CF, com o conjunto propulsor e sistema de células de combustível produzido pela Toyota, sendo construído pela empresa holandesa VDL.
Hidrogénio renovável
A Air Liquide, referência na produção e distribuição de hidrogénio renovável e de baixo carbono, fornece hidrogénio de origem renovável para este projeto. Segundo a empresa, esta colaboração realça a importância do desenvolvimento simultâneo de veículos e infraestruturas para promover uma sociedade mais sustentável.
Através destes projetos de camiões a hidrogénio, a Toyota pretende apoiar a descarbonização do transporte rodoviário pesado, que representa um quarto do transporte de mercadorias europeu com base nas toneladas-quilómetro realizadas. Os padrões de utilização dos camiões comerciais e a sua procura por grandes volumes de hidrogénio, posicionam-nos como contribuidores-chave no desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis de hidrogénio.