“O desempenho da empresa no primeiro semestre de 2024 ficou aquém das nossas expectativas, refletindo tanto um contexto difícil no setor, como os nossos próprios problemas operacionais.
Embora tenham sido necessárias e estejam a ser tomadas medidas corretivas para resolver estes problemas, também iniciámos uma empolgante fase de renovação da gama de produto, com nada menos do que 20 novos veículos a serem lançados este ano, o que trará maiores oportunidades com uma implementação bem executada. Temos muito trabalho a fazer, em especial na América do Norte, para maximizar o nosso potencial a longo prazo”
Com estas palavras, Carlos Tavares CEO do Grupo Stellantis deu a conhecer os resultados no primeiro semestre de 2024, incluindo 85,0 mil milhões de euros de Receitas Líquidas, que representam menos 14% em termos homólogos, e 5,6 mil milhões de euros de Lucro Líquido, menos 48% em termos homólogos.
Segundo foi revelado, o menor desempenho financeiro no primeiro semestre de 2024 foi impulsionado, principalmente, por volumes e mix mais baixos, com uma comparação de volume desafiante devido a uma combinação de iniciativas de redução de stock, lacunas temporárias na produção de produtos, devido a uma transição de portfólio geracional e uma menor quota de mercado, em especial na América do Norte.
Veículos comerciais
Contudo, com um foco firme no lançamento de uma vaga de novos produtos significativos no curto prazo, a empresa espera que o impacto das lacunas de cobertura do portfólio de produtos tenha atingido o pico. Em termos comerciais, a Stellantis manteve a sua posição de referência nos Veículos Comerciais, assumindo, pela primeira vez, o primeiro lugar em termos de quota de mercado no Médio Oriente e em África, mantendo a liderança em termos de quota de mercado na Europa e na América do Sul.
Aproveitando a competitividade de custos da Leapmotor e os avanços nos sistemas de propulsão e conetividade, a joint venture Leapmotor International está no bom caminho para introduzir os seus primeiros veículos elétricos, centrados na tecnologia, o SUV C10 e o automóvel T03. O lançamento inicial acontecerá na Europa Alargada, seguindo-se a América do Sul, Médio Oriente e África e Índia e Ásia-Pacífico até ao final de 2024, sendo que o grupo liderado pelo português Carlos Tavares planeia realizar 20 lançamentos de novos produtos em 2024, incluindo 10 que começaram a ser produzidos já no primeiro semestre deste ano.