Para assinalar o seu 100º aniversário, a Koelnmesse inaugurou um novo centro de eventos e congressos: o Confex. O novo edifício, tecnologicamente e ambientalmente atuais, cria oportunidades para formatos de eventos na região de Colónia, na Alemanha. Após quase três anos de construção, é um elemento central do programa de investimento de mil milhões de euros da Koelnmesse, empresa organizadora do salão The Tire Cologne.
“Durante 100 anos, a Koelnmesse tem sido um centro de ideias e inovações de todo o mundo. O Confex garantirá esta posição especial para a próxima geração,” declarou o Ministro-Presidente da Renânia do Norte-Vestfália, Hendrik Wüst, por ocasião da abertura. “Era o desejo do antigo Presidente da Câmara de Colónia e fundador da Koelnmesse, Konrad Adenauer, que o espaço se tornasse um lugar de encontro – um lugar que contribuísse para a compreensão entre nações, entre a Alemanha e os países europeus vizinhos. Isso é verdadeiramente um sucesso.”
Reputação e pujança
Wüst enfatiza que a Koelnmesse hoje é um pilar importante para a Renânia do Norte-Vestfália como local de negócios e oferece às empresas de todo o mundo uma plataforma para networking e abertura de novos mercados. Não só gera valor económico para a região, mas também fortalece de forma sustentável o poder inovador e a reputação internacional da região.
A peça central do edifício Confex, com 20.500 m2, é a Sala Confex. Esta sala pode ser dividida em três secções e tem espaço para 4.300 pessoas. Há também dois níveis de conferência com 22 salas, que podem ser usadas para uma ampla variedade de formatos de eventos graças à variedade de tamanhos que vão de 27 a 205 metros quadrados.
O foyer leva diretamente ao terraço ao ar livre de 5.600 m2, o Confex Plaza. Como parte de um dos maiores centros de exposições do mundo, o Confex está ligado a espaços adicionais, funcionalmente flexíveis, significando que capacidade adicional pode ser acrescentada conforme necessário.
Mais infraestrutura
“Com a nova abertura, a Koelnmesse está a fechar uma lacuna que existia na nossa infraestrutura de feiras há bastante tempo. Como um local especialmente atraente para congressos e eventos híbridos para mais de 6.000 convidados, o Confex atrairá novos eventos e grupos-alvo para Colónia. É por isso que a cidade e o estado, como acionistas, apoiaram a construção do Confex, mesmo em tempos difíceis,” salientou Henriette Reker, Presidente da Câmara de Colónia e Presidente do Conselho de Supervisão da Koelnmesse.
O novo edifício de três andares foi projetado pela firma de arquitetura JSWD e integra-se perfeitamente no conjunto dos edifícios existentes da Koelnmesse. Juntamente com a nova Sala 1, o Confex forma a fronteira estrutural entre o recinto de feiras no centro da cidade e o Rheinpark a oeste.
Durante 100 anos, a Koelnmesse tem sido um dinâmico centro de inovação, comércio e cooperação internacional. A construção do recinto de ferias foi impulsionada por Konrad Adenauer em 1924. Ele lançou as bases para a sua história de sucesso internacionalmente reconhecida. “O Confex é um novo marco neste caminho que tem unido empresas, pessoas e nações por dez décadas,” enfatizou o CEO da Koelnmesse, Gerald Böse. “Bem-vindos a um mundo onde a inovação encontra a tradição!”