A Revista Automotive esteve na sede europeia da Kobelco Construction Machinery Europe localizada em Amesterdão (Holanda), para entrevistar Ruben Gomez, Retail Sales and Marketing Manager for Spain & Portugal, que nos fala sobre a especialização da Kobelco no segmento de jardinagem e paisagismo e como a empresa se posiciona nesses segmentos.
Ruben Gomez explica-nos assim que “ a atividade da jardinagem é realizada num ambiente mais controlado e com terrenos mais macios. Tipicamente não é um trabalho “pesado” para as máquinas, por isso uma máquina até às 2 toneladas é o suficiente para efetuar a maior parte dos trabalhos. Para este setor, a gama de máquinas da Kobelco vai desde a SK17, até à SK34 ou seja, a são máquinas compactas.
Claro que depende sempre da tipologia de serviço que a empresa de jardinagem realiza. Se forem trabalhos pontuais de algumas horas numa semana, por exemplo, num centro da cidade, a SK17 é mais do que suficiente. Mas se têm de trabalhar turnos completos durante semanas, aí deverão optar por uma SK26, porque já tem uma cabine, ar condicionado, e ainda a possibilidade de acoplar diferentes implementos, algo que não é possível com a SK17.
Para o mercado português, principalmente pelo facto dos verões serem bastante quentes, a SK26 é a máquina que tem tido mais apetência. Até pela flexibilidade que a máquina permite em termos de implementos e pela força hidráulica que ela possui, sendo assim uma máquina bastante versátil.
Específico de Portugal é também a possibilidade de transporte das máquinas em reboques ligeiros. Em Portugal podemos transportar a SK10 ou a SK17 com um veículo ligeiro, através de um reboque. Uma SK26 já não é possível, apesar de em outros países europeus isso ser possível.
Mercado em crescimento
O mercado das escavadoras compactas está em franco crescimento em Portugal. Por exemplo, em Espanha vende-se cerca de 3000 escavadoras novas compactas e em Portugal vendem-se cerca de 1200. Em Portugal, este mercado agora é muito maior do que em Espanha. Isto explica-se porque Portugal era tipicamente um mercado comprador de máquinas usadas e que mudou o foco para máquinas novas, influenciado pelas máquinas chinesas com preços altamente competitivos.
Esse movimento até foi bom, porque habituou o cliente a usar máquinas novas, mas com os problemas que estas marcas tiveram, os clientes passaram a procurar marcas de maior qualidade, como é o caso da gama da Kobelco.
Nesta gama compacta, as nossas máquinas requerem uma manutenção muito simples, onde o nível de eletrónica é muito reduzido, permitindo ao cliente operá-las com bastante facilidade. Até em termos de operação, a gama compacta é muito intuitiva para os operadores, facilitando o seu manuseio e sendo necessária uma formação mais básica como operador.
Claro que, um especialista como a Kobelco que só produz escavadoras, um modelo SK26 já traz níveis de tecnologia e sofisticação diferentes do mercado, como um ecrã digital e várias possibilidades de configuração da máquina e dos seus implementos.
Segmento do Paisagismo
O paisagismo é quase que o oposto da jardinagem, porque trabalha em grandes áreas e tem bastante espaço para as máquinas operarem. Aqui utilizam-se as escavadoras maiores porque existe espaço de movimentação e pretende-se máquinas com boa estabilidade, pois trabalha-se geralmente em terrenos mais íngremes.
Para este segmento, as mais indicadas da gama da Kobelco serão a SK180, SK210, SK260 e até diria a SK300 para os trabalhos com grande dimensão, por exemplo junto às autoestradas.
Aqui as máquinas já são extremamente tecnológicas e requerem uma formação mais dedicada dos operadores. Enquanto na jardinagem os clientes estão mais habituados a gerirem pequenos equipamentos e as escavadoras são um complemento da atividade, no paisagismo as escavadoras são os principais elementos da atividade, e por isso o nível de conhecimento dos clientes é muito mais aprofundado.
No paisagismo, as empresas estão preocupadas com a performance das escavadoras e são muito detalhados nas características técnicas que procuram. Neste segmento, os clientes sabem o valor das máquinas Kobelco, onde somos bastante reconhecidos.
Ampla assistência técnica
Uma rede de assistência alargada, como temos em Portugal, conta bastante para o cliente. No paisagismo os tempos de execução das obras são avaliados ao detalhe, e qualquer máquina que fique inoperante vai incorrer em custos para a empresa. Complementarmente a uma boa rede de assistência, temos um armazém de peças na Holanda que possui um stock considerável e de fácil expedição, não sendo necessário esperar que uma determinada peça tenha de ser enviada do Japão, por exemplo.
A nossa sede na Holanda tem também técnicos especializados e com grande conhecimento das máquinas Kobelco, e que se deslocam por toda a Europa no sentido de auxiliar os nossos distribuidores e inclusive clientes, nos mais variados assuntos técnicos.
Abordagem especialista
A Kobelco não produz pás carregadoras, motoniveladoras ou retroescavadoras. Nem sequer produz escavadoras de rodas. Somos especialistas em escavadoras de rastos, e essa especialização torna-nos muito diferenciados no mercado. Temos modelos específicos para cada segmento de mercado, com tecnologias adaptadas às diferentes tipologias de trabalho como é o caso da jardinagem e do paisagismo.
As escavadoras Kobelco para o paisagismo têm um nível muito elevado de precisão e de tecnologias associadas. Há um grau de automação de tarefas maior e uma possibilidade de configuração muito alargada, quer em termos mecânicos (bombas hidráulicas, engates rápidos, etc.), quer em termos tecnológicos (software, entre outros).
A disponibilidade da informação é igualmente importante. Na Kobelco, qualquer interessado pode descarregar as fichas técnicas de um modelo, sem ter de preencher formulários ou ter de esperar dias. As fichas técnicas são de livre acesso e de rápido download, contendo informação muito detalhada sobre qualquer máquina.
Esta transparência dá ao cliente muita informação importante no momento da compra e até da utilização das nossas máquinas. Estamos inclusivamente a trabalhar para ter um novo website, que terá mais informação disponível em espanhol e português.
Claro que, para além das boas características técnicas que as Kobelco têm, é sempre em operação que elas mostram o seu real valor. Nesse aspeto, temos tido um excelente feedback dos operadores que sentem um grande conforto no seu manuseio, além de conseguirem ter uma produtividade acima da média” conclui Ruben Gómez.