Revista Automotive
Quinta-feira, Janeiro 1, 2026
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Coffee Break

Salão Watches & Wonders – espelho de um setor valorizado

24 de Maio, 2023
in Coffee Break
Salão Watches & Wonders – espelho de um setor valorizado

O local onde se realizava o salão automóvel de Genebra (extinto), cedeu lugar ao salão Watches & Wonders(W&W); em simultâneo com dois outros salões de relógios: Time to Watches na Haute École d’Art et de Design e o WPHH – World Presentation Haute Horologerie na Domaine du Grand Malagny. 

Todos realizados na cidade de Genebra. Porém, com organizadores e expositores diferentes. As razões que levaram esta esplendorosa demonstração de diversidade, variedade e escolha, predem-se por razões de discordâncias que levaram a que cada marca escolhesse opções diferentes. Quem ganhou? Todos. 

O público, porque pôde usufruir de três tipologias de abordagem; as marcas porque puderam escolher a sua forma de comunicar com os clientes; os hotéis, a restauração, etc., dinamizando uma economia circular de qualidade, conforto e conhecimento.

Qualidade

Como no W&W havia mais expositores, vamo-nos focar neste evento. O salão privilegiou acima de tudo, o bem-estar e conforto dos seus visitantes, em todas as suas vertentes. Por exemplo, no salão automóvel só existia um minúsculo balcão que servia sandes e bebidas; na W&W contámos 20 locais de restauração diversificados entre si, com um leque de opções do mais simples ao mais sofisticado, para todas as carteiras e preferências. 

Com incontáveis lugares sentados e mesas disponíveis para usufruir e saborear as deliciosas iguarias. Nos corredores, havia lugares para sentar e apreciar os expositores e a exposição; para fazer uma pausa revigorante, para um momento de deleite ou simplesmente descansar.

Em termos de pujança expositiva, poder comunicacional e acolhimento dos visitantes por parte das marcas, todos refletiram a sua filosofia empresarial e posicionamento. Nada comparável com os automóveis, que vertiam dinheiro em stands, onde a comunicação se fazia com panfletos, pouco amiga do cliente (com cavalagem, potencia, rotações); enquanto o cliente procurava: preço, disponibilidade, diferenciação, informação pertinente e que o ajudasse a fazer a melhor escolha de acordo com as suas necessidades/desejos, quem sabe uma promoção da marca para quem adquirisse a viatura no salão… 

Arte e bom ambiente

Na W&W, exceto as marcas organizadoras (Rolex/Tudor, Patek Philippe e Chopard), todas as outras marcas tinham espaços standards: padronizados, harmoniosos entre si, práticos, funcionais; muito agradáveis ao olhar.

A criatividade de cada marca verificava-se no interior de cada stand e refletia a filosofia e o posicionamento empresarial e comunicacional de cada uma. Numa demonstração clara de que sabem de onde vieram e para onde querem ir. Ao contrário das marcas automóveis que não valorizam a sua história – nomeadamente nos elétricos –; não valorizam os seus produtos: os carros têm basicamente o mesmo chassis só muda o desenho do plástico à volta; e não sabem para onde querem ir: gasóleo, gasolina, híbrido, elétrico, hidrogénio, gás, etc.

Por exemplo, a U-Boat optou por um ambiente renascentista, com painéis a reproduzir o nascimento da primavera de Boticelli. A delicadeza e o frescor da pintura a óleo eram continuados pelos modelos de relógio da U-Boat, compostos por mostradores de grandes dimensões, robustos e inclusive banhados a óleo. 

A Chronoswiss trouxe o torno da sua fábrica, para demonstrar a complexidade que é tornear os seus mostradores. A Jaeger Le Coultre, além de ter um espetáculo permanente com uma cascata, evidenciou os trabalhos manuais, ao ter, entre outros, um artesão da Casa Fagliano em permanência a criar as braceletes em couro. A Chopard, com o seu imenso stand, optou por destacar a atriz Julia Roberts (uma das suas embaixadoras), que marcou presença no salão, fazendo o deleite dos presentes.

Magia do tempo

Tendo o menor stand do salão, a Charriol nem assim ficou atrás das “grandes” marcas, com um stand tão bem decorado e acolhedor, que dava a sensação de estarmos a entrar dentro de uma joia. Por falar em joia, a Van Cleef & Arpels apresentou um stand também inspirado na sua coleção de joias. Com traços de inspiração Art Noveau, a Van Cleef & Arpels criou uma floresta feérica, onde resplandeceram as suas criações de relógios embutidos em joias, ou de joias que contém relógios – a diferença entre os conceitos dissolve-se na magia do tempo e espaço. 

A Ulysse Nardin, recriou um relógio gigante, onde os visitantes podiam andar dentro dele e “sentir por dentro” os mecanismos que os compõem. Um espelho de grandes dimensões permitia aos visitantes eternizarem-se dentro do relógio, sem ter de recorrer à – já fora de moda – selfie. 

Longe vão os tempos da relação profícua entre automóveis e relógios. Vale lembrar o Smart original, diferente do atual fabricado pela Geely, que perdeu o conceito, mas leva o nome.

Não ignorando nem esquecendo a sua história, a TagHeuer apresentou o seu novo relógio comemorativo dos 60 anos do modelo Carrera. Adicionalmente expôs uma viatura, o primeiro modelo Carrera da Porsche. A Fórmula 1 ainda mantém a sua presença na TagHeuer, que lhe dedicou uma coleção inteira – vale a pena lembrar que os relógios também fazem parte de pagamentos: haja visto o leilão que foi feito pela Christie’s dos relógios de “coleção” de Jean Todt, ex-presidente da FIA. 

A IWC também fez a ponte entre engenharia de relógios e engenharia automóvel, ao expor o Mercedes-Benz C 111-iii, uma viatura icónica em termos de desenvolvimento para a indústria automóvel. Se por um lado a Chopard apelou ao público feminino com a Julia Roberts, por outro, tentou aumentar a sua atratividade ao público masculino, com as coleções da mítica (e ainda parcamente existente) prova automobilística Mille Miglia. 

Acessibilidade

Há pontos a melhorar, a evoluir e a rentabilizar. Como por exemplo, nos acessos ao local do salão, mantém-se a confusão de há anos. Perduram as obras ao redor do aeroporto de Genebra que, por proximidade, também afetam o salão. As placas e informações do fluxo do trânsito mudam a cada dia e torna-se um caos todo o entorno. O parqueamento também tem carências, não há demarcação de lugares no estacionamento, por isso encontrámos muitas pessoas à procura do seu carro sem poder indicar qual o número da vaga ou tampouco a fila, vá lá, lembrar do piso, já não é mau!

O estacionamento subterrâneo, tem o espaço de manobra muito reduzido, quem trouxe o seu Ferrari, Lamborghini ou outra viatura semelhante, não tinha um local próprio para parqueá-lo. Foram horas a fazer manobras e percorrer labirintos até conseguir parquear, causando stress, desconforto, claustrofobia e até desistências. Roubou assim, tempo de visitação, boa disposição e bom acolhimento.

Para complicar mais ainda, não existe a zona de Kiss & Go (onde se deixa o passageiro e segue-se viajem), o que provoca filas (com “toques”) desnecessárias, condicionamento do trânsito e toda a gente sai da viatura em qualquer lugar (lentidão e sujeição ao atropelamento).

Ouviu-se rumores de que estão a planear voltar a fazer o salão automóvel em 2024. Convém que antes colmatem as deficiências que antes já havia e as que agora são claramente evidentes. Sob pena de ser em 2024 e depois nada mais…

Recommended For You

Castrol – celebrar 125 anos com olhos postos no futuro

5 de Julho, 2024
Castrol – celebrar 125 anos com olhos postos no futuro

O ano de 2024 assinala um momento histórico com a comemoração do 125.º aniversário da Castrol, referência mundial em lubrificantes e, atualmente, integrada no grupo BP.  Ao celebrar...

Read moreDetails

Valeo – a fricção que gerou um centenário global

14 de Junho, 2024
Valeo – a fricção que gerou um centenário global

Nesta edição abordamos os 100 anos da Valeo comemorados recentemente, na continuidade da rubrica “Clube dos 100”. Na edição anterior da Automotive, destacamos o centenário da Ferodo, e...

Read moreDetails

Ferodo- mais de 100 anos de evolução na ciência dos travões

21 de Maio, 2024
Ferodo- mais de 100 anos de evolução na ciência dos travões

A Revista Automotive abre espaço para a rubrica Clube dos 100, uma iniciativa que iremos publicar ao longo das próximas edições e que visa destacar algumas das mais...

Read moreDetails

Breitling – experiência única nas Terras Altas da Escócia

15 de Fevereiro, 2024
Breitling – experiência única nas Terras Altas da Escócia

O relógio de mergulho SuperOcean da década de 1950 da Breitling foi concebido para que os seus utilizadores pudessem “brilhar”, tanto em terra como no mar. Agora, a...

Read moreDetails

MSC Euribia em Lisboa – 1ª viagem rumo a zero emissões de gases

14 de Fevereiro, 2024
MSC Euribia em Lisboa – 1ª viagem rumo a zero emissões de gases

A MSC Cruzeiros realizou um grande evento no âmbito da escala inaugural do MSC Euribia, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, que contou com a presença do staff...

Read moreDetails

Bell & Ross comemora o ano do dragão

10 de Fevereiro, 2024
Bell & Ross comemora o ano do dragão

Começa hoje o Ano do Dragão na China. O dragão é mais do que uma criatura mítica; é uma referência cultural e espiritual importante. Evoca poder porque participa...

Read moreDetails

ZENITH revela dois novos modelos Pilot

6 de Fevereiro, 2024
ZENITH revela dois novos modelos Pilot

O inigualável património aeronáutico da ZENITH está de volta: juntamente com as primeiras Edições de Boutique do Pilot Automatic e do Pilot Big Date Flyback com mostradores azuis,...

Read moreDetails

Frederique Constant com mostrador em meteorito

16 de Janeiro, 2024
Frederique Constant com mostrador em meteorito

O ano de 2023 assinala o 35º aniversário da Frederique Constant e o 15º aniversário do seu icónico calibre Tourbillon. Nesta ocasião, a Maison apresenta o Classic Tourbillon...

Read moreDetails

Junghans – design e competência tecnológica

7 de Janeiro, 2024
Junghans – design e competência tecnológica

O lançamento de novos relógios da Junghans foi realizado num espaço rico em história, a Joalharia Ferreira Marques: uma loja com mais de 95 anos, situada na Praça...

Read moreDetails

Raymond Weil com nova coleção millesime

7 de Janeiro, 2024
Raymond Weil com nova coleção millesime

A marca suíça independente Raymond Weil apresentou as suas novidades num evento realizado pela Watchers, onde Inês Castelo, brand manager da Watchers (foto) deu a conhecer o lançamento...

Read moreDetails
Next Post
Renault Cacia quer ser mais tecnológica 

Renault Cacia quer ser mais tecnológica 

MAN TGE – mais diversidade e transformados de origem 

MAN TGE – mais diversidade e transformados de origem 

Deutz-Fahr apresenta nova série 5TB

Deutz-Fahr apresenta nova série 5TB

Edição Mensal

Notícias

Glassdrive vence Prémio Atendimento ao Cliente 2025

Glassdrive vence Prémio Atendimento ao Cliente 2025

12 horas ago
Dieci apresenta Agri Max Power X2

Dieci apresenta Agri Max Power X2

15 horas ago
Grupo Barreiro vence Prémio Distribuição Ibérica

Grupo Barreiro vence Prémio Distribuição Ibérica

20 horas ago
GRUPO JAP vence Prémio Novas Marcas Automóveis 2025

GRUPO JAP vence Prémio Novas Marcas Automóveis 2025

2 dias ago
BASF Coatings inaugura nova fábrica em Münster

BASF Coatings inaugura nova fábrica em Münster

2 dias ago
EGMais conquista Prémio Ambiente 2025

EGMais conquista Prémio Ambiente 2025

2 dias ago
DAF Ibérica vence Prémio Inovação 2025

DAF Ibérica vence Prémio Inovação 2025

2 dias ago
Grupo Martins distinguido com o Prémio Revelação 2025

Grupo Martins distinguido com o Prémio Revelação 2025

3 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal