A Motrio realizou em Portugal a sua convenção mundial, reunindo parceiros e membros da sua rede oriundos de países dos cinco continentes onde, durante três dias, foram analisados os resultados e apresentadas as estratégias de marca para o futuro.
Em entrevista à Revista Automotive, Guy Olivier Ducamp, Motrio business unit director e Olivier Pontreau Motrio retail director, falaram da importância deste megaencontro do setor de pós-venda oficinal. “Está é a nossa segunda convenção mundial, sendo que a primeira realizada em Marraquexe e, este ano, escolhemos Cascais para acolher cerca de 250 profissionais, com ligações comerciais ao negócio e conceito Motrio.
A escolha do local para a realização deste grande evento também como análise subjacente a importância comercial do mercado português para a nossa rede, um país que tem um grande potencial de desenvolvimento desta área de negócio, quer pelas competências técnicas da equipa local, quer pelas ambições de crescimento da nossa rede, com base nos resultados muito animadores alcançados nos últimos anos.
A nossa convenção mundial, é o grande momento para a partilha de experiências, dos membros da rede Motrio que têm as suas oficinas em diversos pontos do mundo. Com uma rede à escala planetária, também temos as legitimas ambições de alcançar a maior cobertura de pós-venda do parque automóvel circulante nos cinco continentes e, esta convenção mundial, também irá impulsionar esta nossa ambição.
Há 4 anos, foi criada uma unidade de negócio da Motrio, com uma estratégia assente em disponibilizar produtos e serviços oficinais da nossa marca, mais ajustados às especificidades de cada país, pois cada mercado tem as suas próprias características de trabalho, e isto é preciso ser respeitado. O parque automóvel também difere de país para país, e estando a Motrio integrada numa empresa global (Grupo Renault, ndr.) tivemos de criar as condições comerciais mais condizentes com as características de cada mercado, apoiando localmente os nossos parceiros de rede.
Antes Motrio by Renault, agora Motrio
A atual unidade de negócio da Motrio foi criada justamente para implementar uma mudança radical do que era uma rede Motrio muito baseada na reparação e manutenção de veículos e marcas do grupo Renault, para uma rede Motrio que verdadeiramente abarque todas as marcas automóveis e os seus diversos modelos, a uma escala global.
Se olharmos para o aumento da cobertura do parque automóvel que conseguimos realizar logo no primeiro ano da unidade, vemos que 98% do aumento do portfólio de peças foi alcançado com base nas marcas que não integram o grupo Renault. A mudança começou logo por aí. Naturalmente que não escondemos que somos parte do grupo Renault, e até temos orgulho nisso, porque nos permite ter standards de qualidade de um construtor automóvel de referência mundial, e líder de vendas em alguns países.
A qualidade é para a Motrio um requisito fundamental, visto que 70% das peças e componentes Motrio são fabricados por fornecedores de equipamento original, e os 30% restantes são de fornecedores de primeiro nível (Tier 1), do mercado independente de peças. Isto só é possível pelo conhecimento que o grupo Renault nos aporta, apesar de reforçarmos a mensagem de que hoje, o nosso conceito está vocacionado para a reparação e manutenção multimarca.
Produtos e qualidade
Na entrevista que o meu colega Ricardo Linhares, responsável pela área de pós-venda do Grupo Renault em Portugal concedeu à Revista Automotive em dezembro de 2023, ele mencionou algumas das marcas que fabricam os nossos produtos Motrio. Como exemplo, os pneus que comercializamos, têm tido um sucesso sem precedentes.
Também aqui a qualidade dos produtos está presente, pois fizemos questão de realizar testes com a TUV para que certificassem os pneus Motrio. Apesar de ser fornecedor de referência mundial (a Goodyear, NDR), fomos mais longe e procuramos certificar a marca de pneus Motrio. Vamos além daquilo que é expectável, para termos resultados além do expectável.
Estamos muito satisfeitos com os nossos fornecedores, e o nosso objetivo é criar notoriedade para a marca Motrio, para que os nossos clientes se identifiquem cada vez mais com a qualidade dos produtos comercializados sob a nossa marca e nas oficinas que integram a nossa rede, em todos os países,
Se olharmos de forma transversal para o parque automóvel circulante, a Motrio é a marca que pode equipar as viaturas ligeiras de, praticamente, todas as marcas automóveis. A nossa oferta, de peças e serviços, é cada vez mais diversificada e abrangente com uma cobertura de 80% de todo o parque circulante nos veículos ligeiros.
Abertura às frotas
Sabemos que há mercados onde as frotas têm uma preponderância muito grande e Portugal é um desses países, a exemplo da Itália e Espanha. A nossa abordagem às frotas é vista sob duas perspetivas. A primeira é a da relação com as gestoras de frota e, a segunda, é diretamente com os gestores operacionais das frotas.
Quando iniciámos esta unidade de negócio, não tínhamos todos os suportes para abordarmos as frotas. Por muitas razões, mas a principal era a necessidade de aumentarmos a cobertura do parque circulante abrangido pelos produtos e serviços Motrio.
Agora já estamos capacitados para abordar as frotas, e temos o exemplo de Espanha. No país vizinho, arrancámos em 2023 com uma cooperação-piloto com a Leaseplan e as nossas oficinas Motrio, localizadas um pouco por todo o país. Foi um passo importante para nos aproximarmos das gestoras de frotas onde pudemos comprovar as competências técnicas da nossa rede e, desta forma, conquistámos a confiança dos gestores de frotas na utilização dos nossos produtos e serviços oficinais multimarcas.
As frotas de média e pequena dimensão são também clientes muito importantes para a rede de oficinas Motrio. Tipicamente essas frotas têm carros com idades muito dispares, e de marcas completamente diferentes. Como referi, agora somos capazes de dar uma solução de manutenção e reparação a essas frotas, pela abrangência do nosso portfólio de produtos, qualidade nas peças, pneus e outros componentes e, também pela competência técnica das oficinas que integram a nossa rede em todo o mundo
Assim, com este grande trabalho interno concluído, chegou a vez de mostramos ao mercado a força da marca, dos produtos e da rede oficinal Motrio. Para isso estamos a preparar uma comunicação robusta e vocacionada para a qualidade, focada nos valores de excelência da Motrio. Estamos a trabalhar em proximidade com cada país, para percebermos a melhor forma de comunicar e certamente que será uma comunicação B2B, ou seja, vocacionada para o cliente profissional que é o mercado onde temos muita margem para crescer”, finalizaram Guy Olivier Ducamp e Olivier Pontreau.
Recorde-se que a Motrio Portugal foi distinguida em 2018 com o Prémio Fleet & Service Automotive, na categoria Rede Oficinal.