A MAN Truck & Bus será o primeiro produtor europeu de camiões a disponibilizar comercialmente, o motor de combustão a hidrogénio. A série inicial, de cerca de 200 unidades deverá ser entregue a clientes na Alemanha, Países Baixos, Noruega, Islândia e países selecionados fora da Europa já em 2025.
Estivemos a testar o “MAN hTGX” na Áustria, num teste-piloto realizado pela MAN. Este MAN hTGX está equipado com um motor de combustão de ciclo Otto (diferente dos de ciclo Diesel), que utiliza hidrogénio ao invés de gasolina. Para tal, foi necessário desenvolver um motor de 17 litros com 6 cilindros em linha, capaz de debitar 520 CV de potência e 2500 NM de binário.
Do que pudemos verificar, este motor é um pouco mais ruidoso do que um motor a diesel, mas está plenamente capacitado para propulsionar um camião de 25 toneladas. Esperávamos que fosse um motor mais rotativo, mas pelo contrário, o seu binário máximo é atingido às 900 RPM, equivalente a um motor diesel.
A injeção direta de hidrogénio no motor assegura uma entrega de potência rápida. Com o hidrogénio comprimido a 700 bar (CG H2) e uma capacidade do tanque de 560 kg, o veículo pode ser reabastecido em menos de 15 minutos. Com menos de 1g CO2/tkm, o MAN hTGX cumprirá os critérios de “veículo de zero emissões” segundo a nova legislação de CO2 planeada pela UE.
Segundo a MAN, a propulsão a hidrogénio é adequada para transportes que requerem uma configuração especial onde não há espaço para a bateria no chassis, como é o caso do segmento da construção civil, entre outros. O MAN hTGX pode também ser uma alternativa ecológica aos camiões elétricos a bateria, para utilização em áreas sem infraestrutura de carregamento suficiente ou para mercados onde haja uma boa disponibilidade de hidrogénio.
Novos motores diesel com plataforma TRATON
A MAN também apresentou um novo conjunto propulsor para equipar os seus camiões em 2025: o novo motor D30 com transmissão “PowerLion”. O objetivo é a redução do consumo de combustível em até 3,7 %.
“O nosso novo sistema de transmissão PowerLion altamente eficiente, com o novo motor D30 e a nova caixa de velocidades MAN TipMatic 14, é a chave para a rentabilidade do negócio de transporte dos nossos clientes. Baseia-se na plataforma comum de motores do Grupo TRATON e é o resultado tangível da cooperação intensiva entre os nossos departamentos de desenvolvimento” referiu Friedrich Baumann, Board Member for Sales & Customer Solutions, MAN Truck & Bus SE.
Mais detalhes deste novo conjunto propulsor serão revelados no salão IAA Transportation deste ano, a ser realizado em Hannover. No entanto, ao que a Automotive apurou, este D30 PowerLion poderá ser baseado no conjunto propulsor Super da Scania, que tem dados provas inequívocas de redução nos consumos.
Expansão do portfólio eletrificado
A MAN expandiu os seus modelos de camiões 100% elétricos. Com três, quatro, cinco ou seis baterias combináveis e variavelmente posicionáveis, os chassis de 18 a 28 toneladas do MAN eTGX e MAN eTGS oferecem ainda mais flexibilidade com uma escolha de 333, 449 ou 544 cv elétricos.
Os novos MAN eTGX e eTGS alcançam maiores autonomias: mesmo para a distância entre eixos mais curta de 3,75 metros, estão disponíveis seis baterias com até 480 kWh para os tratores e cinco baterias com até 400 kWh para os modelos rígidos. Isto permite uma autonomia de até 500 km para os rígidos (sem carregamento intermédio das baterias), ou 800 km por dia para as unidades tratoras (com carregamento intermédio).
Atualização tecnológica
A MAN passou a incluir nos seus camiões novos sistemas de assistência. Alguns destes já são obrigatórios desde julho deste ano, de acordo com o Regulamento (UE) 2019/2144. O portefólio abrangente de sistemas, inclui o FrontDetection e o sistema de aviso de viragem, que protegem especialmente os peões e ciclistas. O Assistente de Travagem de Emergência e outras tecnologias como o Aviso de Ângulo Morto e o Assistente de Viragem também contribuem para a proteção dos utilizadores vulneráveis da estrada.