O Salão bauma que terá lugar em Munique (Alemanha) de 7 a 13 de abril deste ano, será novamente o local de referência para as marcas apresentarem as suas novidades para o setor das máquinas, nas suas diferentes aplicações: construção civil, movimentação de terras, demolição, reciclagem, mineração, entre outros.
O tamanho do espaço expositivo torna a bauma no maior salão da Europa em termos gerais, e no maior do mundo no segmento das máquinas. São 18 pavilhões cobertos, aos quais se adiciona uma área externa expositiva de 414.000m3. No total são 614.000m3 de área, onde expõem mais de 3000 empresas. Além da quantidade, a qualidade é um dos focos do salão, reconhecido por ter marcas de grande prestígio do setor, como a Kobelco, Caterpillar, Komatsu, Liebherr, entre outras.

A Revista Automotive esteve presente na edição anterior (2022), onde se sentiu a falta de algumas marcas, muito devido a alguma incerteza pós-pandemia de determinadas empresas. Mesmo assim, a bauma mostrou grande vigor, como pudemos noticiar. Para completar o portfólio de marcas de prestígio, o ano de 2025 marca o regresso da Volvo CE, Deutz, Liugong, CASE CNH, Skyjack, entre outras.
Nicole Schmitt, Diretora da Exposição da bauma, afirma que “estamos muito satisfeitos com o feedback global positivo da indústria. A juntar-se às marcas de renome mundial, estarão presentes pela primeira vez na história da bauma, empresas como a Fortescue, DSI/Sandvik, HG—dumpers, EXiron AG, Gravis Robotics AG, Metso Oyj, rockrobot oy, Wabtec Corporation e WEICO GmbH. No total, são cerca de 150 novos expositores que marcarão presença na bauma 2025” afirma.

Desafios e limites da Eletrificação
A organização da bauma realizou um estudo em conjunto com a Associação Alemã da Indústria de Engenharia Mecânica (VDMA) sobre os desafios da eletrificação nas máquinas. Timo Feuerbach, especialista técnico em máquinas de construção da VDMA apresentou os resultados do estudo onde “no caso de máquinas de construção maiores e mais pesadas, os sistemas de propulsão elétrica frequentemente ainda atingem os seus limites tecnológicos e, devido aos custos adicionais associados à eletrificação, também os seus limites económicos”.
Acrescem a isto os desafios relacionados com o fornecimento de energia e a infraestrutura de carregamento. Por exemplo, a capacidade disponível da rede elétrica pode não ser suficiente para as elevadas necessidades energéticas das máquinas elétricas, especialmente em estaleiros localizados em áreas rurais ou remotas. Por outro lado, longos períodos de carregamento limitam os tempos de operação. “A indústria está atualmente à procura de soluções viáveis e acessíveis para este problema, como a utilização de unidades móveis de carregamento e estações de carregamento rápido, ou a implementação de sistemas inteligentes de gestão de energia,” explicou o especialista da VDMA.

Energias alternativas
Uma análise do ciclo de vida, encomendada pelo Grupo Liebherr, concluiu que operar gruas móveis com óleo vegetal hidrogenado (HVO) oferece o maior potencial para reduzir gases com efeito de estufa. Outras alternativas de combustível que podem contribuir para a descarbonização dos estaleiros de construção incluem biodiesel, biogás e e-fuels.
Empresas e institutos de investigação também estão a desenvolver e testar máquinas de construção alimentadas a hidrogénio. O segmento de produtos Liebherr Components apresentou protótipos de dois motores de combustão a hidrogénio na bauma 2022, tendo a produção em série sido anunciada para finais de 2025.
A indústria está igualmente a explorar possíveis aplicações para células de combustível. Por exemplo, a General Motors e o fabricante de máquinas de construção Komatsu estão a colaborar no desenvolvimento de um módulo de célula de combustível a hidrogénio para um camião basculante elétrico. Espera-se, portanto, na edição de 2025 da bauma, várias novidades em termos de soluções operadas com combustíveis alternativos.

Nova estrutura para a área de saúde e ênfase no polo científico
Como parte das novidades para 2025, a área dedicada à saúde e segurança ocupacional será centralmente consolidada no Pavilhão B4. Esta localização oferece aos visitantes uma visão abrangente sobre desenvolvimentos e avanços tecnológicos que melhorarão a segurança nos estaleiros de construção, mineração, entre outros.
No âmbito da inovação, mais de uma dezena de instituições de investigação apresentarão projetos no Polo Científico da bauma. Entre outros, a Universidade Técnica de Munique apresentará soluções autónomas para transporte de materiais a granel e um robot de pavimentação. A Universidade de Duisburg-Essen demonstrará um robot de cabos para utilização precisa em estaleiros de construção, e a Universidade Técnica de Dresden apresentará formas de evitar acidentes utilizando uma escavadora móvel que consegue reconhecer seres humanos. Estes são apenas alguns dos exemplos de projetos que os visitantes poderão conhecer em maior profundidade, podendo contactar diretamente com os responsáveis.
Enquanto media partner oficial do salão bauma, a Revista Automotive pretende publicar na sua edição de abril, as principais novidades do salão em termos de máquinas, bem como soluções de relevância para o mercado nacional.
