Com uma história que começa em 1968, ano do seu lançamento, o modelo Hilux da marca Toyota tornou-se uma referência mundial em termos de pick-up. Do trabalho, ao lazer, da competição à construção, esta pick-up é presença assídua em praticamente todo o tipo de terreno e atividade.
A Hilux também conquistou o seu espaço com base numa tecnologia em constante evolução, robustez e segurança, bem como na imagem de confiança que a marca Toyota transmite aos seus modelos em geral. Em Portugal, esta pick-up também alcançou o seu estatuto de referência, com bem demonstram os números de venda em 2024.
Na primeira metade do ano passado, o modelo Hilux liderou as matriculações de pick-up no nosso país, com uma quota de mercado acima dos 44%, alavancando as suas vendas em mais de 97% com base na motorização diesel.
Embora a procura pelas versões equipadas com caixa automática de velocidades esteja a aumentar, a verdade que grande parte do parque circulante deste modelo assenta em caixas manuais. Contudo, a caixa manual foi descontinuada pela marca na sua versão 2.4D, que passou a estar equipada unicamente com a transmissão automática.


Múltiplas versões
Nas versões identificadas para o trabalho, o modelo Hilux cabine dupla 4×4 com caixa metálica, regista um mix de venda acima dos 45%, sendo que nas versões orientadas para o lazer, a tracker tem 40% das vendas, sendo que nas versões chassis, a cabina dupla 4×4 representa igualmente 40% das vendas desta versão.
No nosso país, a pick-up da Toyota está à venda nas versões de caixa metálica com cabine Simples, Dupla e Extra, todas com motorização a diesel 2.4D, para além das versões Trial, Tracker, Invencible Hybrid 48V, e GR Sport, estas duas últimas com propulsão a diesel 2.8D sendo que, todas estas versões da pick-up Hilux estão equipadas com caixa automática de 6 velocidades e tração 4 x 4.
Por fim, de assinalar que a marca também introduziu uma motorização eletrificada nesta pick-up denominada Hilux Hybrid 48V lançada em Portugal na versão INVINCIBLE. Esta versão distingue-se das restantes pela grelha tridimensional e um para-choques dianteiro que realça a sua robustez, sendo equipada com motor turbodiesel de 2,8 litros; um novo motor-gerador elétrico; bateria de iões de lítio de 48V e um conversor DC-DC.
